Cursos da UNIFAP recebem nota 5 no Enade

A avaliação identifica a qualidade dos cursos de educação superior no Brasil

Sete cursos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), em 2018. A avaliação verifica a qualidade dos cursos e o rendimento de seus alunos, em relação ao aprofundamento da formação geral e profissional. A cada Ciclo Avaliativo do Enade, são avaliadas as áreas e os cursos a elas vinculados: ano I, II e III.

Os cursos de Direito e Administração, ambos do Campus Marco Zero, alcançaram nota 5 – o conceito máximo. Outros cursos avaliados também tiveram bom êxito na avaliação do Enade, sendo Relações Internacionais e Jornalismo, com nota 3. O curso de Direito, do Campus binacional, também foi conceituado com nota 3.

“Os alunos concluintes, em 2018, participaram do Enade e obtiveram um excelente resultado. Esses dois cursos conseguiram nota máxima. Nossos alunos estão de parabéns. Eles realizaram a prova com responsabilidade e compromisso com o curso. Depois desse resultado do Enade, a nota vai compor o conceito preliminar do curso. Os discentes estão saindo da instituição deixando esse legado”, destaca a chefe da Divisão de Pesquisa Institucional – DEAVI/PROPLAN da UNIFAP, Lidiane Rodrigues.

Sobre a avaliação

“O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior” (Fonte: http://portal.inep.gov.br/enade

Quem participa?

É selecionada uma amostra de estudantes do primeiro e do último ano dos cursos. Para os alunos selecionados que estão terminando o curso superior à participação no Enade é obrigatória e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Estudantes não selecionados também podem fazer a prova, como voluntários.

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.