Curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas será ofertado ainda este mês

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No último dia 27 de outubro foi aprovado (ad referendum) pela presidente do Conselho Universitário da Universidade Federal do Amapá (Unifap), professora Eliane Superti, o curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (Resolução nº 35/2017/CONSU).

O início do processo seletivo para o curso está previsto para o mês novembro e o edital está em fase de finalização pela comissão de elaboração e terá ampla divulgação.

O curso será ofertado para graduados em Letras (Língua Portuguesa, Francesa, Inglesa e LIBRAS) e graduados em áreas afins ao campo da linguagem.

O objetivo é formar, para o aprimoramento das atividades profissionais e acadêmicas, recursos humanos para o ensino e a pesquisa na área de Linguística Aplicada com foco em questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de língua materna (Português), línguas estrangeiras (Francês e Inglês) e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

“Nosso objetivo com essa especialização e consolidar discussões pertinentes para a área de Letras no Estado do Amapá a partir das contribuições do campo da Linguística Aplicada, bem como ampliar as produções acadêmicas no direcionamento de, futuramente, implementamos um mestrado profissional na área de Letras, já que somos a única universidade na Região Norte que ainda não conta com um programa de pós-graduação stricto sensu na área”, explica o professor Rosivaldo Gomes, presidente da comissão de elaboração do projeto pedagógico do curso.

“Além disso, a intenção é a constituição de um curso com questões voltadas não apenas para o campo do ensino e aprendizagem de línguas, mas que possam envolver temas correlatos, como por exemplo, identidade, narrativas e memória, questões tradutológicas na interface entre línguas, aspectos de multiculturalismo e (trans)culturalidade, etc.

”, destaca Rosivaldo Gomes.

SOBRE O CURSOO Curso de Especialização curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (CELAEL) está organizado em duas linhas de pesquisa, sendo elas: 1: Línguas, discurso, cultura, identidades e formação de professores e 2: Ensino de língua e formação de professores.

Nessas linhas de pesquisa atuarão 14 (catorze) docentes: 12 (doze) da Unifap e 2 (dois) professores externos convidados de outras intuições de superiores de ensino.

Carga horária total a ser cursada Para a integralização o aluno deverá cursar 420h, equivalente a 13 (treze) disciplinas, incluindo-se nessa carga horária àquela destinada à elaboração do TCC, distribuídas em 18 meses.

Ainda para integralização, o aluno deverá realizar atividades obrigatórias de produção científica (publicação de artigos em revistas em coautoria com um professor do curso – preferencialmente o orientador).

O aluno não poderá exceder esse prazo para integralização do curso.

LINHAS DE PESQUISA Linha de pesquisa 1: Línguas, discurso, cultura, identidades e formação de professores: Objetiva estudar e discutir: questões de linguagem com ênfase em aspectos culturais e identitários, bem como discurso da(s) e nas mídia(s) e possíveis relações; elaboração de material didático de línguas e a formação de professores; agir docente de professores de línguas; linguagem e sociedade (grupos sociais e identidade); questões tradutológicas na interface entre línguas; problemas relacionados com questões de uso e práticas de língua/linguagem e suas representações na vida social contemporânea em diálogo com outras áreas de conhecimento como as Ciências Humanas e Sociais, que também tomam a questão da língua/linguagem/discurso como objeto de estudo; letramento crítico, suas caracterizações atuais na linguística aplicada, considerando o contexto atual de globalização que resulta em fluxos, travessias e encontros interculturais entre o local e o global; escrita multimodal como construção da identidade e de representação de aspectos de multiculturalismo e (trans)culturalidade; aspectos narrativos contemporâneos que se configuram além dos limites da nação-estado e questionam os conceitos de etnicidade, raça, classe e gênero.

Linha de pesquisa 2: Ensino de língua e formação de professoresObjetiva estudar e discutir: teorias, métodos e abordagens de ensino e aprendizagem de línguas, formação docente, questões identitárias e culturais, em contextos de ensino-aprendizagem de segundas línguas e línguas estrangeiras; relações língua, texto, discurso no ensino, formação docente; aspectos constitutivos da relação língua/história/sujeito; teorias do texto e do discurso e funcionamento dos enunciados em sua relação com os diversos discursos presentes na sociedade; estudos das relações entre a língua, a linguagem e a cultura e suas manifestações em suportes e gêneros diversos; atividades lúdicas no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras; habilidades orais e pronúncia do francês língua estrangeira: aquisição e intervenção pedagógica; estudo da discursividade em torno de projetos de formação de professores, com foco na análise dos discursos político-educacional, acadêmico-pedagógico e midiático; novos letramentos e multiletramentos voltados para o campo do discurso social, escolar e não escolar e literário, compreensão e descrição de representações textuais, valores, ideologias, discursos frente relações entre conhecimento e poder na sociedade; interfaces entre o verbal e o não-verbal em discursos multimodais/multissemióticos; formação de educadores populares e outros agentes de letramento.

Texto: Divulgação


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