COVID-19 | Acompanhe as atualizações sobre o desenvolvimento das vacinas no Brasil

Dois hospitais universitários iniciam testes; Medida Provisória prevê 1,9 bilhões para produção de vacina.

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UNB/Ebserb) e o Complexo Hospital das Clínicas (CHC-UFPR/Ebserb) iniciaram nesta semana os testes da vacina contra COVID-19. Os hospitais fazem parte do grupo de 12 centros que participam da fase 3 do ensaio clínico nacional, coordenado pelo Instituto Butantan, em São Paulo, que irá testar a eficácia do produto desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. Podem se candidatar ao estudo apenas profissionais da saúde que atendam aos critérios estabelecidos.

Em busca de viabilizar a produção e distribuição da vacina de Covid-19, o Governo Federal autorizou Medida Provisória (MP) que prevê um crédito orçamentário de R$ 1,9 bilhão para que a Fiocruz inicie à produção da vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e Universidade de Oxford. Assim que assinado o acordo de encomenda tecnológica, o Governo garantirá o acesso a 100 milhões de doses do insumo da vacina, prevendo o início da produção da vacina no Brasil, em dezembro deste ano. O Ministério da Saúde diz que possui interesse em adquirir qualquer vacina com eficácia e imunogenicidade comprovada.

Atualmente, o Brasil acompanha o desenvolvimento de 231 vacinas no mundo, sendo 38 em fase de teste clínico

Colaboração de Texto: Jeanne Maciel – (Estagiária de Jornalismo/ UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.