Conheça o curso de Jornalismo da UNIFAP

Um dos mais novos cursos da Instituição, criado em 2010.

O curso que será apresentado hoje é Bacharelado em Jornalismo, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O objetivo do curso é formar profissionais com competências teóricas, técnicas, éticas, tecnológicas e estéticas aptas a refletir e atuar criticamente nos processos jornalísticos, seja para desempenhar seu papel nas mídias (impressas, eletrônicas e digitais), ou para buscar evidenciar a realidade do mercado de trabalho local.

Sobre o curso

O curso teve a primeira turma no ano de 2011, com o primeiro Projeto Pedagógico (PPC) criado em 2010, para o curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, e a partir do PPC de 2013 foi reformado e então tornou-se Bacharel em Jornalismo, com a proposta de atender as especificidades da profissão.

De acordo com PPC “a formação em jornalismo tem como valores a democratização da informação e da comunicação, compreendidas como direitos fundamentais para promoção da cidadania; a pluralidade e a democratização dos espaços públicos”.

O curso é na modalidade presencial no turno da noite, tem duração de 4 anos, e atualmente possui 12 professores efetivos, entre eles mestres, doutores, e doutorandos. A estrutura conta com laboratórios de radiojornalismo, webjornalismo, e fotografia para aulas práticas do curso.

Os acadêmicos têm oportunidades na instituição de exercer as atividades jornalísticas experimentais por meio dos projetos de extensão, como a Agência Experimental de Jornalismo a AGCOM, e o recém criado Escritório Modelo ‘Unifap Notícias’ nas instalações da Assessoria Especial da Reitoria da universidade (Assesp).

Você sabia?

A proposta de implantação do curso faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o qual algumas universidade aderiram devido o interesse do programa de expansão e reestruturação da instituições federais de ensino superior. A partir disso, surgem diversos cursos tendo destaque para o jornalismo e relações internacionais que foi implantado no mesmo período, em 2010.

Colaboração de texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP)

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.