Unifap leva treze trabalhos para congresso de jornalismo em Manaus

Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), com a orientação de professores do curso, apresentam treze trabalhos no XIV Intercom Norte.

O congresso acontece entre os dias 28 e 30 de maio de 2015, em Manaus, Estado do Amazonas.

As sete produções exibidas na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) foram selecionadas em etapa local (no Amapá) e os seis artigos científicos apresentados no Intercom Júnior escolhidos pela organização geral do congresso.

A Expocom tem como regra que as produções sejam resultado de disciplinas do curso ou prática laboratorial.

Os alunos da Unifap levam para a exposição reportagem impressa, projeto de assessoria de imprensa, radiodocumentário, videodocumentários, exposição fotográfica e reportagem de TV – trabalhos que podem concorrer a um prêmio na edição nacional do Intercom.

As pesquisas apresentadas na iniciação científica do Intercom Júnior versam sobre produção jornalística, indústria cultural, fontes jornalísticas, influência da mídia, jornalismo esportivo e critérios de noticiabilidade.

Os trabalhos serão apresentados nos dias 29 e 30 de maio, na Uninorte unidade 11, no Centro de Manaus.

Os papers estão disponíveis nos anais do congresso, no site do evento:http://www.portalintercom.org.br/anais/norte2015/O XIV Intercom Norte é a edição regional do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), um dos maiores eventos de comunicação da América Latina, que vai acontecer em setembro, no Rio de Janeiro.

Confira a relação dos trabalhos:Expocom*Título do trabalho: “Trabalho Infantil no Amapá: reportagem sobre a situação da exploração da mão-de-obra de crianças e adolescentes”Modalidade: Reportagem em Jornalismo Impresso (avulso).

Autora: Aline PaivaOrientador: Antonio Sardinha*Título do trabalho: “O processo de implementação da Agência de Jornalismo Científico da Universidade Federal do Amapá (Ciência Unifap)”Modalidade: Projeto de Assessoria de Imprensa (avulso)Autores: Aline Paiva, Joaquim Neto, Mônica Ribeiro e Marta BezerraOrientador: Antonio Sardinha*Título do trabalho: “Mortes nas águas: tristes memórias de um 6 de janeiro”Modalidade: Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Áudio e RádioAutores: Aline Paiva, Ana Cleide Torres e Wanderson VianaOrientadora: Kelly Tork*Título do trabalho: “Artistas de rua em Macapá-AP”Modalidade: Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisãoAutores: André Cantuária e Eliana LopesOrientadora: Isabel Augusto*Título do trabalho: “Exposição Fotográfica Coletiva – Tema: Terceira idade”Modalidade: Produção em fotojornalismo (conjunto)Autores: Caio Coutinho, Daniel Alves, Eloisy Santos e Willerson PalmerimOrientadora: Luciana Macêdo*Título do trabalho: “Escalpelamento nos rios da Amazônia”Modalidade: Reportagem em Telejornalismo (avulso)Autores: Iuri Ramos, Bianca Alves, Mayara Dias e Jhenni QuaresmaOrientadora: Isabel Augusto*Título do trabalho: “Cores, Muros e Histórias – Relatos de quem faz a arte urbana em Macapá”Modalidade: Filme de não ficção/documentário/docudrama (avulso)Autora: Fabiana FigueiredoOrientador: Nycolas AlbuquerqueIntercom Junior*Artigo: “Argentina: A Produção Jornalística Frente ao Sistema de Comunicação em Vigência”Autoras: Caroline Lima, Eloisy Santos, Andréa Maciel e Wendy RamosOrientador: Rafael Costa*Artigo: “Indústria cultural ‘esquenta’ a cultura brasileira”Autores: Allano Dias e Camille CamilzeOrientador: Rafael Costa*Artigo: “O uso de fontes na editoria de polícia no jornalismo on line no Amapá: estudo dos sites G1 e SelesNafes.

com”Autor: Abinoan SantiagoOrientador: Antonio Sardinha*Artigo: “A influência da mídia no esporte”Autores: André Campos, Paulo Ramos e Amanda SantosOrientador: Rafael Costa*Artigo: “Abordagem histórica sobre trajetória das mulheres no jornalismo esportivo amapaense”Autora: Karina RodriguesOrientador: Antonio Sardinha*Artigo: “Os critérios de noticiabilidade adotados pelos jornais impressos A Gazeta e Jornal do Dia na editoria de esportes”Autora: Érica FavachoOrientador: Antonio Sardinha* Texto de Fabiana Figueiredo / Edição: Kelly Tork