Círio 2023: imagem peregrina é recebida na Unifap

Visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré à Universidade faz parte da programação do Círio de Nazaré 2023.

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) recebeu na última terça-feira, 26, a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Ela chegou às 10h30, no hall de entrada da Reitoria, localizada no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP), onde foi recebida com aplausos e a oração “Ave Maria” pelos presentes. Em seguida, ocorreu a  realização de uma missa no mesmo local.

A vice-reitora, Profa. Dra. Ana Cristina Maués, recebeu a imagem, acompanhada do pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Christiano Ricardo dos Santos, além de funcionários, professores e acadêmicos da Universidade.

“É uma honra para a Unifap receber Nossa Senhora de Nazaré, porque o Círio representa um momento de integração da comunidade unifapiana e também da sociedade amapaense. É o momento que os nossos corações vêm renovados de fé e esperança na construção de um mundo mais solidário, fraterno e com justiça social”, ressaltou a Profa. Dra. Ana Cristina Maués.

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré faz parte da programação do Círio de Nazaré, que este ano terá sua romaria realizada no dia 8 de outubro, com o tema “Maria, cheia de Graça, missionária da vida e da fé”.

“A imagem está indo em toda Macapá, interiores também, visitando repartições públicas. Maria é peregrina em sua história (…). Essa peregrinação em todas as instituições, como aqui na Unifap, é muito importante porque suscita dentro de nós esse desejo de Deus. Às vezes vivemos como se Deus não existisse, lembramos dele só quando estamos em apuros e esquecemos de agradecer, de louvar, de pensar e viver fazendo a Sua vontade. Nossa senhora nunca esqueceu de Deus”, observa Padre Pedro Facci, celebrante da missa na Unifap.

Segundo a coordenadora de acolhimento da imagem, Irmã Maria Dolores Tavares Bueno, atualmente existem cinco imagens de Nossa Senhora de Nazaré peregrinando em diversos órgãos e instituições de todo o Amapá. A peregrinação iniciou no dia 4 de setembro e objetiva visitar 50 locais até o dia 5 de outubro, quando finaliza. “Em média são quatro visitas diárias que fazemos e já visitamos 37 instituições, entre hospitais, instituições e empresas públicas e privadas”, elenca.

A imagem da Santa permaneceu na Reitoria da Unifap durante a manhã e pela tarde saiu em romaria pelo campus, passando pelos departamentos da Universidade até o auditório do curso de Enfermagem, onde a visita foi finalizada com a celebração do Santo Terço pelo Padre Pedro Facci.

*Texto: Rafaela Cristina (Estagiária Assesp/Unifap)

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: