Cerimônia comemora 20 anos da Licenciatura em Física

Graduação foi criada em 15 de setembro de 2003. Evento ocorrido na última sexta-feira, 15, emocionou acadêmicos e servidores da graduação e apresentou a nova logomarca do curso.

A história do curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), foi revisitada e celebrada em uma cerimônia que comemorou os 20 anos de criação da graduação. O evento ocorreu no dia 15 de setembro de 2023, no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), localizado no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP), e contou com a presença de ex-docentes, acadêmicos e colegiado do curso, além de representantes da atual gestão da Instituição.

A vice-reitora da Unifap, Profa. Dra. Ana Cristina Maués, ressaltou, em seu discurso, a importância da celebração dos 20 anos do curso de Física e de se refletir sobre a produção do conhecimento científico da Física na região Amazônica.

“Na divisão do trabalho do mundo capitalista, ainda avança a ideia de que, acima de qualquer coisa, somos matéria-prima: somos madeira, somos minério, água, energia, petróleo. Somos volumosos em se tratando de recursos naturais, mas a grande questão é que nós também somos gente, seres humanos que vivem e trabalham na Amazônia e nós da Unifap, assim como outras universidades federais, produzimos conhecimento, formamos alunos para o mercado de trabalho e mais do que isso: despertamos paixões e vocações”, observou a vice-reitora.

Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Christiano Ricardo dos Santos, é gratificante ver o avanço que a licenciatura teve ao longo dos seus 20 anos de existência. “[O avanço] pelos professores que nós temos agora, pelos que iniciaram o curso, nos nossos egressos que hoje são professores de Física, com seus mestrados, doutorados, seu ensino, suas pesquisas e extensão. […] O curso de Física tem uma importância enorme para nossa Instituição e para o estado do Amapá porque estamos levando profissionais que atuam na formação docente e também em outras frentes, na execução do seu trabalho após a graduação”, afirmou.

O vice-coordenador da graduação, Prof. Dr. Paulo Soledade, é egresso da licenciatura e retornou para contribuir, agora como docente, com o curso. “Há sete anos faço parte desse colegiado e, para mim, comemorar os 20 anos do curso é emocionante. […] O nosso curso vem crescendo, ainda não chegamos aos nossos objetivos, ainda queremos crescer ainda mais, são 20 anos de caminhada com excelência. Nosso curso é o único curso onde todos os professores são doutores, os que não entram com a titulação o curso dá todas as condições para que o professor consiga essa titulação para que o curso não perca a qualidade e que os nossos alunos saiam daqui para a sociedade e sejam excelentes”, declarou.

A mesa de cerimônia também foi composta pela diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), Profa. Dra. Cristina Badinni, e pelo prefeito do campus, Cairo Cardoso Madureira.

Nova logomarca

Durante a cerimônia, foi apresentada a nova logomarca do curso, escolhida em um concurso promovido pela coordenação da licenciatura. O recém-formado Odemar Julião, foi o ganhador do certame.

A inspiração de Odemar para criar a logomarca surgiu a partir de uma fala dos docentes do curso. “Eles costumam falar que tudo que a gente procura aprender da Física está nos livros, então, basicamente, o universo da Física que a gente aprende está nos livros. Então o que eu tentei simular foi mais ou menos isso, o universo da Física onde (sic) o que tem em torno daquele universo – como se fosse uma galáxia – são elementos que remetem à Física, por exemplo: o modelo atômico de Bohr, uma polia segurando dois blocos e eu tentei simular um elétron dentro daquele nosso universo. Um livro aberto, onde tudo que a gente tenta aprender vem dele”, explica.

A cerimônia também foi marcada por um vídeo, produzido pelo colegiado da graduação, relembrando momentos importantes do curso, pela entrega de certificados de menção honrosa aos gestores presentes e pessoas que fizeram parte da história da licenciatura. Após a mesa de abertura, foi composta outra mesa, formada por docentes e ex-professores, que relembraram a história, os avanços e as contribuições da graduação à educação amapaense.

Sobre o curso

A graduação visa formar licenciados em Física para atuarem no ensino da disciplina, tanto na educação básica como no nível superior. O perfil do professor de Física formado na graduação é o de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e estar preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico.

A comunidade acadêmica da Licenciatura em Física possui, atualmente, 116 alunos, 15 docentes e quatro técnicos administrativos. São quatro salas de aulas, seis laboratórios distribuídos em dois blocos, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP). Além da graduação, oferta também a Especialização em Ensino de Física e, neste ano, se tornou um dos polos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), curso de pós-graduação stricto sensu em rede nacional organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF).

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/