Capes prorroga prazos de resultados em edital de bolsas de estudo para combate à epidemias

Capes prorroga prazos de resultados em edital de bolsas de estudo para combate à epidemias

Compartilhe:

 

Coordenação informou novas datas para divulgação de resultados, homologação e início das atividades.

A  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prorrogou os prazos em editais e bolsas de estudo para combate a epidemias por conta do grande volume de propostas recebidas. O resultado preliminar estava previsto para ser publicado a partir de 25 de maio e a nova previsão será a partir de 22 de junho. A iniciativa é uma das medidas da vinculada ao Ministério da Educação (MEC) para o enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Com a mudança, a seleção final será a partir de 1º de julho, a homologação dos resultados está prevista para o dia 6 de julho e o início dos projetos, a partir de 1º de agosto. Por meio do edital, serão selecionados até 30 projetos a serem desenvolvidos pelos próximos quatro anos. São 900 bolsas e cada projeto receberá 30 — 18 de pós-doutorado e 12 de doutorado — além do investimento de R$ 345 mil para cada iniciativa aprovada. Seis áreas específicas são abrangidas: Epidemiologia, Infectologia, Microbiologia, Imunologia, Bioengenharia e Bioinformática.

Com a seleção, a Capes tem o objetivo de incentivar pesquisas focadas no desenvolvimento de estudos inovadores de prevenção; diagnóstico e estratégias terapêuticas; aprofundar o entendimento de doenças infecciosas; desenvolver Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); e promover monitoramento, mapeamento e controle de surtos, de endemias, de epidemias e de pandemias.

Os projetos de combate às epidemias submetidos à seleção do edital vão passar por quatro etapas de análise — propostas, técnica, mérito e prioridade. A avaliação irá considerar diversos fatores, como originalidade, relevância, aplicabilidade, qualificação e produtividade dos pesquisadores, experiência da equipe e demonstração da capacidade de execução das metas. Os resultados serão publicados após a análise de todas as candidaturas.

Programa de Combate a Epidemias – Trata-se de um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos para enfrentar endemias e epidemias, com foco na Covid-19. A iniciativa é voltada para programas de mestrado e doutorado.

Com informações da Capes


Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu