Candidatos expõem propostas em Oiapoque.

O Campus Binacional da Universidade Federal do Amapá (Unifap), na cidade de Oiapoque, recebeu na última quarta-feira, 30 de abril, os candidatos que concorrem ao cargo de reitor da instituição.

As cinco chapas que disputam o pleito estavam representadas durante o debate que ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça da cidade fronteiriça.

A novidade do debate, o segundo de uma série de cinco previstos, foi a participação dos convidados por meio de perguntas aos concorrentes ao posto de reitor.

O primeiro bloco foi idêntico ao do primeiro debate, onde os candidatos fizeram perguntas entre si.

Porém, a partir do segundo bloco a dinâmica mudou e permitiu que discentes, técnicos e docentes pudessem indagar os participantes sobre assuntos de seus interesses.

O término das obras do campus com estrutura para laboratório e salas de aula, programas de pós-graduação, carga horária de trabalho e o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), foram alguns pontos de pauta levantados pelos convidados.

A maior reivindicação dos que trabalham e estudam no campus Binacional é em relação a propostas que atentem para as especificidades do local.

“Nós queremos que tudo o que seja planejado e exista para o campus central também seja aplicado aqui.

Não queremos tratamento diferenciado.

Apenas almejamos o que nos é de direito”, solicitou a estudante do curso de Geografia, Josilene Correa.

O professor do colegiado do curso de Direito, Nilton Cruz, avaliou de maneira positiva a exposição de ideias para o campus Binacional.

“Todos os candidatos expuseram suas propostas a partir da realidade local, com participação ativa do corpo docente, discente e técnicos”, avaliou o professor.

Opinião que não foi compartilhada pelo professor Jean Carlos, do colegiado de Geografia.

Para ele, o debate foi insuficiente diante da demanda de questões fundamentais que todos os que compõem o campus Binacional tinham para colocar.

“O debate peca por ser amarrado e preso às formalidades.

Eu vejo poucas diferenças entre os candidatos”, opinou.

O próximo debate está marcado para a tarde desta segunda-feira, 5, às 15h, no anfiteatro do campus Marco Zero, em Macapá.

O debate é aberto e não há necessidade de inscrição prévia para participação.

O período de campanha se encerra do dia 14 de maio e as eleições serão no dia 15.