Campus Santana da UNIFAP recebe doação de livros da UNESP

Obras de diversas áreas de conhecimento serão catalogadas na Biblioteca do Campus.

A Biblioteca Setorial do Campus Santana da UNIFAP recebeu em seu acervo cerca de 700 exemplares de livros reunidos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). A parceria entre a UNIFAP e a UNESP foi idealizada e organizada pelo Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras-Português do Campus Santana, professor Dr. Marco Aurélio Rodrigues, que manteve as negociações por pouco mais de um ano com a Biblioteca da  Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual Paulista.

As 22 caixas com livros doados pela Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP foram entregues ao Diretor do Campus Santana, professor Me. Christiano Ricardo dos Santos e ao professor Dr. Marco Aurélio Rodrigues no dia 31 de julho pelo Pró-reitor de Administração, Seloniel Barroso e pelo Chefe do Serviço de Protocolo, Aguinaldo Monteiro. Os livros passarão por higienização, seguindo os protocolos da COVID-19, e catalogação, pela administração do Campus e em breve serão incluídos no acervo da Biblioteca Setorial do Campus Santana.

As 22 caixas foram entregues pelo Chefe do Serviço de Protocolo, Aguinaldo Monteiro, ao coordenador do curso de Licenciatura em Letras/Português, professor Dr Marco Aurelio Rodrigues e pelo Diretor do Campus Santana, professor Christiano Ricardo dos Santos. Foto: Acervo/Campus Santana

Conquista para a Educação

Os livros adquiridos para a Biblioteca Setorial do Campus Santana representam o compromisso da administração e dos docentes com a educação pública, somando ao acervo obras literárias e de pesquisa que servirão como material de apoio e estudos para acadêmicos de diversas áreas de conhecimento. Para o Diretor do Campus Santana, professor Me. Christiano Ricardo Santos, a parceria entre universidades traz um ganho para a Biblioteca Setorial do Campus Santana. “Há livros de Geografia e também há livros de Gestão e Políticas Públicas e Relações Internacionais, áreas que serão contempladas pelos novos cursos do campus”, completa o diretor.

A Biblioteca é o espaço que centraliza a pesquisa e o conhecimento de diversos autores, especialmente aos acadêmicos que não possuem acesso à internet. O professor Dr. Marco Aurélio enfatiza que é preciso valorizar o espaço da Biblioteca dentro da Universidade Pública, principalmente em cursos de Humanidades, que têm na Biblioteca seu principal laboratório de pesquisa. “A doação representa mais um passo do Campus para que os alunos possam ter as ferramentas para realizar seus estudos e pesquisas. Valorizar o espaço físico da Biblioteca em um universo cada vez mais digital não é só nossa responsabilidade, mas também dever”, finaliza o docente.

Cerca de 700 exemplares serão higienizados e catalogados para a Biblioteca Setorial do Campus Santana. Foto: Acervo/Campus Santana

Negociações

A doação foi negociada pelo professor Dr. Marco Aurélio Rodrigues com a Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP. O professor já foi discente da instituição durante sua graduação, mestrado e doutorado, assim o contato com a Biblioteca da UNESP sempre foi próximo e facilitou o diálogo. A indicação da disponibilidade de doação entre universidades foi realizada pela bibliotecária da Seção Técnica de Aquisição e Tratamento da Informação (STATI) da Biblioteca da UNESP, Milena Maria Rodrigues. O processo foi acompanhado por Aline Aparecida Matias, Supervisora Técnica de Seção da STATI.

Seleção dos exemplares

Os exemplares escolhidos pela Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP somaram 12 caixas, que incluem obras raras, como as da socióloga brasileira Heleieth Saffioti, que foi pesquisadora de temas como violência de gênero e patriarcado. A professora Drª Maria Celeste Consolin Dezotti, docente aposentada da cadeira de Grego Clássico da Universidade, ao tomar ciência do convênio cedeu, ao Campus Santana, um total de 3 caixas de livros de sua biblioteca, com livros de grande importância acadêmica como “Le Grand Dictionnaire Grec Français”, do autor Anatole Bailly.

A doação foi negociada pelo professor Dr. Marco Aurélio Rodrigues com a Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP. Foto: Acervo/Campus Santana

Somados a essas doações, o Laboratório Editorial da UNESP/FCLAr doou para o Campus Santana da UNIFAP 3 caixas com livros das áreas de Administração, Ciências Sociais, Economia, Educação, Estudos Literários, Filosofia, Linguística e Pedagogia. Além disso, o Campus Santana recebeu doação de outras 4 caixas de livros enviados pela Editora da UNESP, com sede em São Paulo, totalizando 22 caixas com cerca de 700 exemplares de livros para a Biblioteca Setorial do Campus Santana da UNIFAP.

Confira outras informações no site do Campus Santana da UNIFAP.

Colaboração de Texto: Iago Fonseca – (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “Unifap Notícias”.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.