Todos os campi se preparam para o retorno das atividades acadêmicas

A depender das condições de saúde pública vivenciadas em cada semestre programado para acontecer em 2021, as atividades acadêmicas poderão ocorrer de modo remoto, híbrido ou presencial, observando as recomendações de biossegurança previstas em cada condição (“bandeira”) de evolução da pandemia em curso.

O Calendário Acadêmico referente aos semestres 2020.1 e 2020.2 será retomado a partir do próximo mês de abril, conforme normativas estabelecidas pela Resolução n. 5/2021 do Conselho Superior Universitário (CONSU) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), aprovada Ad Referendum pela presidência, após parecer favorável da Câmara de Ensino do CONSU.

O Calendário Acadêmico prevê a modalidade de ensino híbrido, presencial e/ou online. No entanto, devido à alta nos índices de transmissão da Covid-19 no estado do Amapá, e após o aumento na taxa de ocupação vagas de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) da rede pública e privada, a princípio as atividades em todos os campi serão aplicadas apenas por meios remotos.

A própria Resolução n. 5/2021 prioriza a oferta de Componentes Curriculares teóricas sem atividades  que necessitem da utilização de espaço físico, a exemplo das práticas de laboratórios e atividades de campo.

Na hipótese da oferta de componentes que necessitem utilizar instalações, dentro ou fora dos campi, devem ser consideradas as condições de biossegurança estabelecidas no Plano de Biossegurança da UNIFAP, baseado nas Recomendações do Ministério da Educação, das Autoridades Sanitárias e no Relatório produzido pela Comissão Especial.

Campus Oiapoque

No município fronteiriço os colegiados optaram por adotar, nesse primeiro momento, o ensino remoto. As disciplinas já foram ofertadas e os estudantes estão cientes. O diretor do campus, Prof. Dr. Francisco Otávio Landim Neto, informou que as atividades serão monitoradas pela administração.

Campus Mazagão

O diretor do campus, Prof. Me. Daniel Sousa dos Santos, explica que inicialmente a retomada de atividades será totalmente remota. Um retorno híbrido ou 100% presencial está condicionado às adaptações sanitárias como dispersores de álcool em gel, distanciamento, utilização de equipamentos de proteção individual (EPI’s) por todos, imunização de servidores e alunos.

“Nós enviamos um memorando a Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) indicando as condições necessárias. Sem essas condições, o colegiado é contrário ao retorno totalmente presencial, por enquanto”. Informou. Os campi Santana e Marco Zero seguem a mesma linha.

Condições para funcionamento híbrido dos campi

A Administração Superior da UNIFAP, por meio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), mapeará os espaços utilizados para as atividades presenciais. Com a coleta de dados do mapeamento, um relatório será emitido em até 15 dias antes do início dos períodos letivos. Nele irão constar as medidas de biossegurança adotadas para oferta dos componentes curriculares na modalidade híbrida. O documento final será encaminhado, via SIPAC, aos Departamentos e aos campi. Os campi, por sua vez, farão a distribuição aos colegiados de Curso.

Os departamentos e colegiados de Curso só devem permitir a realização das atividades híbridas tendo observado todas as medidas propostas no Plano de Biossegurança da UNIFAP e no Relatório produzido pela Comissão Especial. Essas atividades podem ser suspensas a qualquer momento em que for constatada alguma inconformidade ou por orientação das Autoridades Sanitárias e do Ministério da Educação (MEC).

Semestres

O início das atividades acadêmicas do primeiro semestre de 2020 (2020.1) será no dia 12 de abril de 2021 e segue até o dia 15 de junho de 2021, perfazendo um total de 73 dias letivos. O segundo semestre (2020.2) terá início no dia 5 de julho de 2021 e vai se estender até o dia 28 de setembro de 2021, com total de 72 dias letivos. Já o primeiro semestre de 2021 (2021.1) vai de 18 de outubro de 2021 e deve encerrar no dia 15 de fevereiro de 2022, totalizando 90 dias de ensino. Após reativação das atividades acadêmicas 100% dos cursos da UNIFAP estarão em funcionamento remoto.

A Resolução n. 5/2021-CONSU, com o regulamento e o Calendário Acadêmico, pode ser acessada neste link: https://bit.ly/3bOjtib

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos.