Experiência em Teatro-Educação da UNIFAP compõe coletânea que será lançada pela UFAC

O Capítulo produzido a partir da prática local do projeto de extensão “Teatro Inclusivo” é um dos que compõem o livro organizado pela Universidade Federal do Acre (UFAC).

A experiência do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Amapá “Teatro Inclusivo: Caminhos da Acessibilidade Cultural em Macapá” ganhou um capítulo no livro “Experiências de Formação em Artes na Amazônia”, que será lançado hoje, 23, pela plataforma Google Meet, às 20h30 (horário de Brasília). O Prof. Me. Emerson de Paula Silva, do Curso de Teatro da UNIFAP, é o autor do capítulo da obra.

O livro foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC), e organizado pelos líderes do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais Inovadoras para a Amazônia (TEIA/UFAC) e também docentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFAC), profs. Leonel Carneiro e Hanna Araújo.

“Teatro Inclusivo: Caminhos da Acessibilidade Cultural em Macapá”

O capítulo apresenta o trabalho teórico e prático do Teatro-Educação como linguagem capaz de contribuir para a efetivação da acessibilidade cultural em espaços culturais para pessoas com deficiência. Investiga a potencialidade da linguagem teatral como estimuladora da fruição estética ao público-alvo.

O projeto busca, ainda, provocar um debate sobre a acessibilidade cultural na UNIFAP. Apresenta conceitos e busca soluções para tornar a cultura mais acessível, democrática e promotora da inclusão. “O livro é uma produção na área de arte-educação, com ênfase maior em teatro-educação e proporciona visibilidade às experiências dessa natureza na região Norte. É muito gratificante, via projeto, representar o curso de Teatro da UNIFAP e mostrar esse ensaio que classifico como muito positivo”, destacou o autor do capítulo, Prof. Me. Emerson de Paula Silva.

O Livro

A obra “Experiências de Formação em Artes na Amazônia” reúne um conjunto de textos que possuem em comum a insistência em se fazer/fruir Arte por meio de práticas de formação de artistas pesquisadores que atuam nos contextos amazônicos. O livro surge ao longo de experiências teatrais em campo.

Os pesquisadores identificaram a escassez de registros de práticas em Arte e Educação nos contextos acadêmicos que contemplem também a riqueza da Região Amazônica, que se estende para além da biodiversidade, evidenciando-se também nos aspectos culturais. O livro busca traçar um panorama das experiências que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da formação de Arte-educadores nos diferentes Estados que compõem a Amazônia Legal.

Os artigos problematizam experiências pedagógicas no campo das artes com crianças, jovens e adultos tendo, como eixo comum, a formação inicial ou em serviço de professores de arte e artistas.

Serviço:

Livro “Experiências de Formação em Artes na Amazônia”
Lançamento: 23/03/2021
Local: Sala do Google Meet
Horário: 20h30 (horário de Brasília)

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   | Twitter – twitter.com/unifapoficial

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos.