Campi de Mazagão e Santana ganham novos blocos de salas

Edificações possuem 613,10 m² e contam com salas de aula, depósito, salas administrativas, banheiros e refeitório.

As comunidades acadêmicas dos campi da Universidade Federal do Amapá (Unifap) de Mazagão, distante 32 quilômetros de Macapá, e Santana, município a 17 quilômetros da capital amapaense, comemoraram, no dia 11 de dezembro, a entrega de novas edificações que irão melhorar a infraestrutura dos locais. A inauguração do bloco de salas de aula de Mazagão foi realizada na manhã do dia 11 e, pela parte da tarde, foi entregue o bloco de Santana.

As edificações térreas de cada um dos dois campi universitários possuem 613,10 m², com 198,35 m² de urbanização do entorno, e contam com cinco salas de aula, quatro salas de coordenações de curso com espaço para recepção e administração, departamento de material de limpeza, copa/refeitório e banheiros com adaptações para acessibilidade. A obra em Mazagão custou R$ 1.013.753,53 e a de Santana, R$ 1.164.066,98.

Durante as inaugurações, a vice-reitora da Unifap, Profa. Dra. Ana Cristina Maués, enfatizou a necessidade de, quando se fala em justiça social e em políticas públicas na e para a Amazônia,  se pensar nos povos tradicionais aqui presentes e nas identidades diversas da região. “A Unifap deve continuar a ser um mecanismo de libertação de mentes, um canal de diálogos, debates e de formação que nos levem à nossa autonomia”, declarou.

O diretor do campus Mazagão, Prof. Ms. Demósthenes Arabutan, disse que a construção do novo bloco irá impactar na melhoria da qualidade do ensino ofertado. “Com a inauguração desse novo prédio, a gente fica com mais recursos e futuramente mais três cursos aqui. A gente tinha uma limitação de espaço, eram poucas salas de aula, então isso veio pra engrandecer o campus”, aditou.

A acadêmica de Educação do Campo, Ádria Vaz, acredita que o novo bloco é um avanço para o campus. “O espaço era muito pequeno, todo mundo muito agrupado (…) Esse novo prédio é um passo a mais, porque a gente vai ter um lugar melhor pra ficar, uma condição melhor e isso ajuda muito”, concluiu.

As obras foram custeadas com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal e atual diretor executivo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Camilo Capiberibe. Em seus discursos, ele ressaltou que a educação é um instrumento de combate à desigualdade, garantia de oportunidades, construção de conhecimentos e de profissionais para desenvolver o estado do Amapá.

“Isso aqui foi feito pensado nos alunos que estão aqui estudando, para terem uma estrutura digna (…) e mais que isso: a gente quer que o jovem queira estar aqui, então, para isso, tem que ter internet de qualidade, tem que ter estrutura de qualidade”, afirmou Camilo Capiberibe.

O prefeito de Mazagão, João da Silva Costa (Dudão), participou da entrega da edificação e destacou que a Unifap tem uma grande importância para o desenvolvimento do município. Ele   também que a Universidade precisa estar concatenada com as necessidades urbanas e rurais de formação de profissionais para Mazagão. A vice-coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo, Profa. Suzana Pires, também compôs a mesa de cerimônia.

Santana
A comunidade acadêmica também esteve presente na inauguração do novo bloco no campus de Santana. Docentes, gestores, estudantes e convidados puderam conhecer as instalações e acompanhar os discursos da vice-reitora da Unifap, do ex-deputado federal Camilo Capiberibe, do pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr.  Christiano Ricardo dos Santos, do diretor do campus, Prof. Dr. César Alencar, e do prefeito do Campus, Cairo Madureira, autoridades que compuseram a mesa de cerimônia.

O Prof. Dr. Christiano Ricardo dos Santos era o diretor do campus quando as obras iniciaram, em 2019. Em seu discurso, ele apontou que a construção trará a estrutura necessária para que o campus ganhe novos cursos de graduação e, futuramente, também avance para a implementação de pós-graduações. O prefeito do Campus é egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo, graduação que iniciou no campus de Santana. Ele afirmou que estava muito honrado em entregar o bloco de salas.

Em seu discurso, o diretor do campus agradeceu os esforços enveredados pela gestão da Unifap e pelo Prefeitura do Campus para que a obra pudesse ser entregue ainda este ano. “Essa nova etapa que está para ser iniciada promete novas parcerias, é, de fato, um momento chave para o campus Santana”, disse.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: