Calouros e veteranos são recepcionados

As aulas do primeiro período letivo de 2016 da Universidade Federal do Amapá (Unifap) tiveram início nesta quarta-feira, 25 de maio.

Coube a vice-reitora, Adelma Barros, e pró-reitores e recepção de calouros e veteranos no ginásio poliesportivo da instituição.

Centenas de estudantes reuniram-se e acompanharam a programação desde as 9h da manhã que contou com o café da manhã para os acadêmicos.

A banda de música do Exército Brasileiro ditou o ritmo com canções da música popular brasileira.

A professora Adelma Barros fez um breve apanhado da história e avanços da Universidade ao longo desde 26 anos e citou as melhorias previstas que irão colaborar no ganho da qualidade de ensino e pesquisa da instituição, como o Hospital Universitário, Biblioteca Central, prédio de humanas e criação de novos cursos.

A professora também ressaltou o crescimento humano com crescimento no número de servidores: técnicos e professores.

A pró-reitora de ensino de graduação, Leila Feio, falou sobre os desafios de permanecer num curso de graduação.

“O tão desejado ingresso em uma universidade pública representa um período de mudanças.

A adaptação ao novo estilo de vida e ritmo de estudo pode não ser tarefa simples.

É importante é que o aluno se envolva no processo de construção e melhoramento da Universidade”, ressaltou.

A tranquilidade financeira não é uma realidade para boa parte desses acadêmicos no período do ensino superior.

Diante este desafio, há oportunidades em conseguir bolsa auxílio com projetos de iniciação científica, monitoria, estágio supervisionado no próprio campus, entre outros.

O pró-reitor de extensão e ações comunitárias, Rafael Pontes, explicou os auxílios e bolsas disponíveis hoje para colaborar com a permanência do aluno na graduação.

A programação contou com palestras do Núcleo da Acessibilidade e Inclusão (NAI) e da Ouvidoria.

A reitora da Unifap, professora Eliane Superti, irá proferir aula magna na tarde de hoje.

A programação de recepção continua até às 19h.

As programações de recepções prosseguem nos colegiados de cada curso.

O início do ano letivo de 2016 começa com mais de sete mil estudantes matriculados nos diversos campi da Universidade.