Unifap e Caesa assinam acordo de cooperação técnica nesta segunda (12)

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) assinam nesta segunda-feira, 12, acordo de cooperação técnica para executar pesquisas socioeconômicas e de satisfação e identificar o perfil dos usuários dos serviços prestados pela empresa estatal em todo o Amapá.

A assinatura ocorrerá às 16h no prédio da Reitoria, localizado no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Para o coordenador geral do projeto pela Unifap, prof.

Dr.

Manoel Pinto, o acordo de cooperação entre as duas instituições trará benefícios para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

“Esta cooperação técnica coloca o Laboratório de Ciências Sociais em sintonia com as instituições locais e com a própria sociedade amapaense, contribuindo ainda para uma melhor qualificação dos acadêmicos do curso, que poderão experimentar teoria e prática ao mesmo tempo.

Para a Unifap, esse momento consolida uma das questões mais importantes numa academia: cooperar com o desenvolvimento e estender a produção de conhecimento especializados para a sociedade”, enfatiza Manoel.

O projeto recebeu o nome de “Estudo do sistema de abastecimento de água e esgoto do estado do Amapá”.

Segundo Mauro Magalhães, gerente comercial da Caesa, o projeto busca a coleta de informações que serão necessárias para conhecimento de quais melhorias serão aplicadas com a implementação de novas obras de saneamento em Macapá.

“No próximo ano, teremos a finalização de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que trarão mais benefícios à população, como a construção de mais reservatórios para as zonas norte e sul da capital.

Queremos saber o grau de satisfação dos clientes antes e depois das obras”, informou.

As pesquisas serão desenvolvidas por professores e acadêmicos do curso de Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) serão responsáveis pelo trabalho de campo (entrevistas e observações), sob a coordenação do Laboratório de Ciências Sociais da Unifap.

A Caesa disponibilizará os recursos necessários para a realização do projeto e fará a seleção dos estudantes junto com a Unifap.

Inicialmente, o acordo está previsto para ter a duração de três anos.

No decorrer da parceria, serão executadas ações como o levantamento socioeconômico de usuários e pesquisas de satisfação com o serviço prestado; desenvolvimento de atividades educativas (palestras, cartilhas, vídeos, teatro) ressaltando a importância da utilização racional dos recursos hídricos; a publicação de um livro sobre a história da Caesa; estudos sistematizados (monografias, dissertações, teses) sobre as políticas públicas na área do saneamento básico no estado do Amapá; entre outras.

*Texto: Clauriana Costa (Ascom Caesa) e Jacqueline Araújo (AER/Unifap)ServiçoAssinatura de acordo de cooperação entre Unifap e Caesa Dia 12 de dezembro de 2016, às 16h, no prédio da Reitoria, situado no campus Marcos Zero do Equador (Rod.

Juscelino Kubitschek, KM-02, bairro Jardim Marco Zero, Macapá – AP).