BINACIONAL: Acadêmicos visitam instituições na Guiana Francesa

Oito acadêmicos dos cursos de história, Geografia, Letras, Intercultural Indígena e Direito realizaram de 7 a 9 de dezembro de 2015 a primeira Missão Internacional de Estudantes do Campus Binacional de Oiapoque.

O projeto, com caráter de extensão universitária internacional, foi coordenado pela professora do colegiado de Letras, Mariana Alves, com auxílio da Pró-reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (Procri).

O objetivo foi promover o encontro com as instituições de pesquisa, cultura e educação visando à formação profissional dos acadêmicos, assim como a imersão linguística e cultural nos países que compõem o Platô das Guianas.

“Dessa forma, cria-se vínculos com as instituições e incentiva-se os estudantes a aprenderem uma nova língua e cultura, e também orientá-los nos seus estudos na pós-graduação”, explica Mariana Alves, coordenadora do projeto.

Os alunos visitaram o Museu da Memória e Cultura Guianense e outros museus interligados, o Institut de Recherche pour le Dévellopement (IRD) e a Universidade da Guiana, além da visitação de espaços públicos e imersão gastronômica e linguística dos estudantes.

“A extensão universitária internacional é um dos caminhos que mais tem se desenvolvido quando falamos de internacionalização nas universidades.

E a Unifap, sobretudo o campus Binacional, tem todas as características que favorecem essa relação não somente com a Guiana Francesa, mas com o Platô inteiro”, afirma Mariana.

A proposta da Divisão de Cooperação e Relações Interinstitucionais (Dicri) em Oiapoque é que esta missão ocorra regularmente e tenha representantes de todos os cursos do campus.

*Texto: Divisão de Cooperação e Relações Interinstitucionais de Oiapoque (editado por Assessoria Especial da Reitoria)