Biblioteca da Unifap terá acervo sobre o Japão

Consulado do Japão em Belém doou 148 livros sobre vários aspectos sociais e culturais do país, que estarão disponíveis para a comunidade quando o novo prédio da Biblioteca Central for inaugurado, em 2024.

A Biblioteca da Universidade Federal do Amapá (Unifap) recebeu, na manhã do dia 17, 148 livros sobre o Japão, doados pelo Consulado do Japão em Belém, por meio do projeto “Read Japan”, vinculado à The Nippon Foundation. A entrega dos “Livros para entender o Japão” foi realizada pelo cônsul principal do Japão em Belém, Satoshi Morita, e ocorreu no hall da nova Biblioteca da Instituição, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Os livros estão na língua inglesa e versam sobre vários aspectos do Japão, desde sua história passando pela cultura, economia, política, artes, tecnologia, entre outros. Eles serão disponibilizados para consulta pela Unifap quando a nova Biblioteca for inaugurada em 2024.

A vice-reitora da Unifap, Profa. Dra. Ana Cristina Maués, ressaltou a importância do evento, afirmando que ele representa um momento de interação e cooperação entre a Unifap e o Consulado do Japão.

“A Unifap tem se empenhado em construir relações institucionais para a cooperação técnico-científica no intuito de consolidar as redes de pesquisa, ensino (tanto na graduação como na pós-graduação) e de extensão. (…) Sendo assim, a Universidade tem vários acordos de cooperação nacionais e internacionais. (…) Quando se trata da questão do Japão, embora distintos em termos geográficos e culturais, o Brasil e as nações asiáticas apresentam interesses, desafios semelhantes ou complementares, o que motiva que pudéssemos estabelecer instrumentos de cooperação técnica”, declarou a vice-reitora.

O cônsul principal do Japão em Belém, Satoshi Morita, enfatizou que o objetivo principal da doação dos livros é ampliar o conhecimento sobre o Japão, por meio de livros, à sociedade brasileira e amapaense. “Este ano comemora-se os 70 anos da imigração japonesa no Amapá e desejo que essa cessão de livros possa mobilizar, cada vez mais, a compreensão de todos sobre a cultura japonesa e, assim, estreitando cada vez mais os laços entre os dois países”, disse.

Além da vice-reitora e do cônsul, a mesa da cerimônia de doação foi composta pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Christiano Ricardo dos Santos; pelo pró-reitor de Cooperação e Relações Interinstitucionais, Prof. Dr. José Caldeira Gemaque Neto; e pela diretora da Biblioteca Central da Unifap, Maria do Carmo Marques. O evento teve também a apresentação do Clube Lee de Karatê, exposição de origamis e kimonos, vestimenta tradicional japonesa.

Oficinas
No dia anterior à entrega dos livros, houve a realização de oficinas de duas manifestações culturais tradicionais do Japão, origami e mangá, e uma palestra sobre as bolsas de estudo oferecidas pelo Governo do Japão.

“Quando foi aprovada essa doação para Unifap pela Nippon Foundation, o Consulado decidiu agregar um pouco mais para além da doação dos livros. Conversando com a Unifap, resolvemos trazer um pouco da cultura japonesa ao Amapá. Os brasileiros têm muita aceitação pelo origami e o mangá, então queríamos que o amapaense conhecesse um pouco mais da cultura japonesa”, explicou Rosa Kamada, assessora de divulgação do Consulado do Japão em Belém.

Evandro Siqueira é acadêmico do curso de Teatro da Unifap e apaixonado pela cultura japonesa desde a infância. Ele soube da programação pelas redes sociais e decidiu se inscrever para as duas oficinas.

“Sou adepto da cultura japonesa há algum tempo, sou considerado ‘otaku’ [fã de anime, mangá ou romances gráficos e videogames japoneses] né, assisto muito anime, faz cosplay, essas coisas, então eu me interessei pelas oficinas. Origami foi difícil, muito difícil, muito erro (risos), mas como o ministrante da oficina falou é muita tentativa e erro. [O mangá] é algo que eu já queria fazer a algum tempo, então minhas expectativas foram bem altas”, aditou Evandro.

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/