Projeto de Extensão oferece 360 vagas para Curso de Libras
Imagem: Divulgação/Internet

Projeto de Extensão oferece 360 vagas para Curso de Libras

A formação ocorrerá nos Campi de Macapá, Santana e Mazagão.

Criado há seis anos, o Projeto de Extensão “Libras para Comunidade” já capacitou 3 mil pessoas no Estado do Amapá. Essa é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC), por meio do Departamento de Extensão (DEX) e do Colegiado do Curso de Graduação em Letras Libras Português, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). As inscrições para o Curso de Libras 2019, serão entre os dias 27 e 28 de agosto. Os candidatos irão doar alimentos para ajudar a Casa de Caridade de Santana.

O edital de seleção 2019 prevê o preenchimento das 360 vagas e formação de cadastro de reserva, para o Curso de Libras Níveis I, II e III, totalizando 180h. As vagas estão distribuídas nos Campi Marco Zero, em Macapá, Santana e Mazagão. O curso integra as atividades do Projeto de Extensão Universitária “Libras para a Comunidade”

O coordenador do Projeto, Prof. Melque Lima (PROEAC/UNIFAP), explica que a formação busca capacitar pessoas da comunidade para a comunicação e atendimento aos surdos, em diversos contextos sociais, promovendo acessibilidade e inclusão social.

“A aprendizagem da língua de sinais é importante e necessária para todos os ouvintes da comunidade em geral, não apenas em razão das exigências legais obrigatórias. Sobretudo, fazer com que essas pessoas se tornem promotoras de inclusão. É uma oportunidade de dar voz e vez aos surdos do Amapá, os quais sofrem pela ausência de acessibilidade nos órgãos governamentais e instituições privadas”, ressalta o coordenador.

Imagem: Divulgação

Como fazer a inscrição – As inscrições serão presenciais e gratuitas, no dia 27 de agosto, nos Campi da UNIFAP -, em Macapá e Santana. Já no dia 28, as inscrições ocorrem no Campus Mazagão, conforme locais indicados no Edital. Os interessados em participar do Curso de Libras, devem ter idade mínima de 16 anos, e estar matriculado ou concluído no ensino médio. Também podem participar estudantes concluintes ou cursando o ensino superior.

No ato da inscrição, os candidatos deverão doar gêneros alimentícios, conforme orienta o Edital:

Candidatos às vagas de Macapá e Mazagão: entregar na inscrição, 400g de leite em pó e 1 pacote de bolacha.

Candidatos às vagas de Santana: entregar na inscrição, 500g de café em pó e 1 kg de açúcar.

As doações serão entregues à Casa de Caridade de Santana.

Confira o Edital 008/2019 – DEX/PROEAC

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.