Avaliação interna dos cursos da instituição

A partir do dia 3 de dezembro, docentes e acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) irão avaliar os cursos de graduação, à distância e pós-graduação da instituição.

Essa é a primeira etapa do processo de autoavaliação realizada pela universidade, que segue até o dia 10 de dezembro.

O formulário de avaliação estará disponível na página da Comissão Própria de Avaliação (CPA), no link http://www2.unifap.br/cpa/.

“A avaliação institucional é uma proposta do Ministério da Educação (Mec) e é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Ela é extremamente importante, pois dá voz à comunidade acadêmica e permite que conheçamos o olhar interno e as necessidades da instituição”, explica Sandra Mota Rodrigues, presidente da CPA.

A avaliação dos acadêmicos irá se concentrar em três elementos dos cursos: organização didático-pedagógico, perfil do corpo docente e a infraestrutura.

Já os docentes irão avaliar o rendimento das turmas, as coordenações de cursos e também a questão estrutural.

Desde 2006 a Unifap realiza a avaliação institucional, que é voluntária e não identifica o avaliador.

“É muito importante que os professores e alunos da Unifap participem dessa avaliação e respondam o questionário, pois só assim a gente consegue fazer um retrato fiel de todas as necessidades e melhorias que precisamos fazer nos cursos da instituição”, esclarece Sandra.

Avaliação Institucional A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada: ● À melhoria da qualidade da educação superior; ● À orientação da expansão de sua oferta; ● Ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ● Ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades: Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.

Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações.

O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.

Mais informações sobre a avaliação no e-mail cpa@unifap.br ou pelo telefone 3312-1761.