Aula inaugural marca início dos cursos de extensão do Profid

Mais de 1,6 mil pessoas serão atendidas na segunda oferta de cursos do Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas da Unifap.

Uma grande festa tomou conta da Praça do Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP), no dia 10 de novembro. O Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid) realizou aula inaugural da segunda oferta de cursos dos projetos vinculados ao maior programa de extensão da Universidade.

De acordo com o coordenador geral do Profid, Prof. Melque Lima, mais de 1,6 mil pessoas serão atendidas nos cursos ofertados. Ele observa que a aula inaugural é um momento de estabelecer e fortalecer conexões com os novos alunos, assim como proporcionar que eles conheçam a Universidade e as normas do Profid e dos cursos.

“Estamos, mais uma vez, muito contente por poder realizar o sonho das pessoas que precisam e querem estudar um idioma gratuito, um curso de informática pelo projeto Jovem Digital, assim como também pelo projeto Jovem Visionário que oferta cursos de qualificação voltados para o empreendedorismo e mercado de trabalho. É a Unifap saindo dos muros e o Profid realizando os sonhos das pessoas que mais precisam”, afirmou o Prof. Melque Lima.

A programação da aula contou com momentos culturais, apresentação dos projetos de extensão vinculados ao Programa, sorteio de brindes. Durante todo o evento participantes do projeto Jovem Visionário expuseram seus produtos na Feira do Empreendedor Jovem Visionário.

Uma das expositoras foi Lyzandra Araújo, proprietária do Gringas Store (@gringasstore2022), loja on-line de produção e venda de acessórios, e ex-aluna do curso “Empreendedor Jr” ofertado pelo projeto de extensão “Jovem Visionário”. Ela decidiu fazer o curso para adquirir mais conhecimento em empreendedorismo e se qualificar. “Eu estou muito satisfeita com o curso, ele me tirou dúvidas em relação a várias situações como precificação, por exemplo”, declarou.

Briana Carvalho participará pela primeira vez do Profid. Ela fará o curso de Inglês ofertado pelo projeto de extensão “Jovem Bilíngue” e o de Libras, do projeto “Libras para a Comunidade”. A nova participante do Programa aprovou a aula inaugural. “Achei maravilhosa, a apresentação de todos os cursos, os monitores, tudo. Minha expectativa é alta, tenho amigos que já fizeram cursos em anos passados e realmente aprenderam legal, então eu vi que realmente vale a pena”, aditou.

Sobre o Profid
O Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid) é um programa de extensão e pesquisa que objetiva o diálogo permanente da Unifap com a sociedade, na compreensão de seu papel à formação de uma universidade mais inclusiva e engajada, mediante a democratização de conhecimentos, artes, cultura e das ciências produzidas nesta Instituição de Ensino Superior.

Só este ano, já atendeu 10 mil pessoas, contribuindo na construção de uma universidade inclusiva e engajada em um projeto político de democratização do conhecimento, das artes e da cultura. Em 2024, 31 projetos vão atender quase 20 mil beneficiários em todo o estado, em projetos presenciais e remotos, na capital e nos demais municípios. São cursos, atividades esportivas, ações culturais e também iniciativas na área da saúde. Não é necessário pagar nenhuma taxa de inscrição ou mensalidade.

Serão ofertados cursos de Libras, inglês, francês, português e redação, literaturas do norte, metodologias em história e geografia, experimentos práticos na área de Física, programação em informática, engenharia para mulheres, construção civil, empreendedorismo, oficinas e artes visuais; atividades culturais como cinema nas escolas e canto, assim como esportivas nas modalidades de futsal, vôlei, atletismo, capoeira e crossfit são algumas das ações deste Programa. Ainda haverá atendimento em fisioterapia, geração de memória da arte da carpintaria por meio de documentário, produção em mídias nas aldeias indígenas.

Confira alguns momentos da Aula Inaugural do Profid:

*Fotos: Divulgação Profid

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: