Grupo de pesquisa da UFRGS lança livro gratuito sobre ensino emergencial pelo rádio

O foco é atenuar o impacto da pandemia principalmente em estudantes sem acesso a internet.

O Núcleo de Estudos de Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está lançando o livro digital Dez passos para o ensino emergencial no rádio em tempos de covid-19, de Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado, publicado pela editora Válega, do Rio de Janeiro. A ideia é aplicar o conhecimento gerado pelo grupo de pesquisa na resolução de um problema específico deste momento de enfrentamento da covid-19: contornar a ausência de aulas presenciais e a falta de acesso de estudantes à internet e/ou à telefonia celular. “A gente fez uma proposta simples, singela de utilização do rádio, um meio muito barato, muito acessível” destaca o coordenador do grupo de pesquisa, Luiz Artur Ferraretto.

Escrita em linguagem direta e objetiva, a obra volta-se a docentes trazendo uma proposta baseada na da conversa para o uso didático de espaços em emissoras de rádio. Luiz Ferraretto diz que o objetivo do livro não é ensinar professores a dar aula e sim tentar fazer com que os professores, que já estão acostumados com esse diálogo, transponham ele para o rádio.

Certificado pela UFRGS junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o  NER foi criado em 2016, dentro do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, em Porto Alegre.

O download do livro está disponivel em https://bit.ly/10passosner

Colaboração de texto: Jeanne Maciel (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.