Administração reúne com representantes dos trabalhadores terceirizados que cobram atrasados

Parte dos funcionários vinculados à empresa Inocente & Cia Ltda paralisaram suas atividades na manhã desta quarta-feira, 22, para cobrarem dois meses de salários atrasados.

A empresa mantém dois contratos com a Universidade Federal do Amapá (Unifap): um de limpeza e outro de manutenção predial dos campi Marco Zero e Santana.

A administração notificou a Inocente que terá 48 horas para arcar com os honorários em atraso, bem como recolher todos os encargos decorrentes.

Diante das reivindicações, a reitora Eliane Superti recebeu representantes dos prestadores de serviço na sala de reunião da reitoria.

Superti informou que um documento de notificação foi enviado no último dia 15 e recebido pela empresa na última segunda-feira, 20.

Portanto, a resposta deverá ser dada até o final do dia de hoje.

A reitora também explicou que os trâmites para que a Universidade repasse os valores à empresa seguem um rito administrativo.

O empenho para pagamento de funcionários necessita da apresentação de nota fiscal que comprova o pagamento de todos os salários.

Essa nota refere-se sempre a quitação do mês anterior das obrigações trabalhistas.

“E é justamente aí que mora o problema”, explica a reitora.

Segundo Superti, a empresa não tem apresentado a nota com essas comprovações.

“Então, existem valores que a Unifap precisa repassar para a empresa? Sim.

Mas esses valores não foram repassados pela não apresentação desses documentos”.

A empresa deve duas notas para a Unifap.

A administração irá aguardar a resposta e, persistindo o problema, o último recurso será o pagamento direto aos trabalhadores e rompimento do contrato em vigor.

“Se necessário, nós vamos tirar o dinheiro que a Inocente & Cia Ltda tem na casa e fazer o pagamento”, afirmou.

Os funcionários também denunciam que são coagidos, trabalham em condições insalubres e temem não receber o que lhes é de direito.

A reitora Superti enfatizou que a Unifap não concordará com nenhum tipo de retaliação.

“A insatisfação de vocês (empregados) é um direito legítimo e deve ser respeitado.

Vamos garantir os atrasados”.

Os trabalhadores foram orientados a requerer junto às instituições superiores do trabalho o não recolhimento de outros encargos trabalhistas.

A empresa Inocente & Cia LTDA conta com aproximadamente 70 funcionários em seu quadro e atua na Universidade Federal do Amapá desde junho de 2011.

No dia 6 de novembro outra empresa do ramo deve iniciar suas atividades na instituição.