Ação no Bioparque de Macapá marcou o ‘Dia Mundial do Diabetes’
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal.

Ação no Bioparque de Macapá marcou o ‘Dia Mundial do Diabetes’

Dia 14 de novembro é o Dia mundial de Combate e Prevenção da doença.

O Programa de Extensão ‘Promoção da Saúde de Pessoas com Diabetes Mellitus’ da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) promoveu na última quinta-feira, 14, atividades de prevenção e orientação sobre a patologia no Bioparque Amazônia, em Macapá. A ação marcou o Dia Mundial do Diabetes, instituído pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde.

O dia 14 de novembro foi escolhido para chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática do diabetes. A dinâmica no Bioparque da Amazônia contou participação da comunidade, alunos e professores. Uma equipe multiprofissional de saúde e acadêmicos acompanharam as trilhas para orientação aos visitantes e entrega de ‘kits’ com materiais destinados aos cuidados com os pés.

O programa

O  Programa de Extensão Promoção da Saúde de Pessoas com Diabetes Mellitus – em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC), é realizado pelo Curso de Enfermagem. A atividade existe há mais de 10 anos, sendo referência no Estado do Amapá no cuidado à pessoa com Diabetes Mellitus. O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Francineide Pereira da Silva Pena, com a participação de mais de 80 usuários, cujo principal objetivo é implementar ações que promovam o bem-estar físico, mental e social das pessoas com diabetes.

Os usuários são atendidos por uma equipe multiprofissional que oferece os serviços: atividade física, curativos, avaliação e exame dos pés, educação em saúde, consultas com enfermeiro, médico, nutricionista, psicólogo, além de triagem e acompanhamento de glicemia, pressão arterial e bioimpedância. O projeto visa contribuir para a melhora na qualidade de vida dos participantes, com práticas que estimulem o autocuidado e previne as complicações da doença.

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.