Ação celebra Dia Mundial da Saúde

Dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para incentivar os cuidados com a saúde física e mental da população.

A Universidade Federal do Amapá (Unifap), por meio da Divisão de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), irá marcar o dia com uma ação amanhã, 8, às 8h30, no Anfiteatro da instituição, voltada para toda a comunidade acadêmica.

“O evento tem como objetivo a promoção de atividades benéficas à saúde e prevenção de doenças.

Ele faz parte do calendário de ações da Divisão de Qualidade de Vida da Unifap, que tem como uma das finalidades estimular os cuidados com a saúde”, afirma Amanda Araújo, chefe da divisão.

A ação tem o apoio do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) e do Geap.

Confira a programação:- Palestra “Transtornos mentais relacionados ao trabalho” – Palestrante: Dr.

Helder Albuquerque- Palestra “Doação de Sangue e Medula Óssea” – Palestrante: Fabiano Fonseca (enfermeiro – Hemoap)- Aferição de pressão e massagem, com a equipe da GeapDia Mundial da Saúde – É comemorado no dia 7 de abril, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.

Em 2012, o Ministério da Saúde divulgou os resultados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que demonstraram que 14% da população adulta brasileira – quase 18 milhões de pessoas – não pratica qualquer tipo de atividade física.

De acordo com a OMS, mundialmente, 31% dos adultos com 15 anos ou mais não são suficientemente ativos.

Aproximadamente 3,2 milhões de mortes todo ano são atribuídas à atividade física insuficiente e o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade global, responsável por pelo menos 21% dos casos de tumores malignos na mama e no cólon, assim como por 27% dos registros de diabetes e 30% das queixas de doenças cardíacas.

SERVIÇODia Mundial da Saúde na Unifap.

Dia 8 de abril, quarta-feira, às 8h30, no Anfiteatro da instituição (campus Marco Zero do Equador – Rodovia Juscelino Kubitschek, Km-02, bairro: Jardim Marco Zero, Macapá).

Entrada gratuita.

*Com informações do Conselho Federal de Educação Física