Acadêmicos do curso de Direito participam de júri simulado realizado no Fórum de Macapá

Na noite do dia 10 de outubro, o Plenário do Fórum Desembargador Leal de Mira recebeu um grupo de 20 acadêmicos do primeiro semestre do curso de Direito da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Na oportunidade, os acadêmicos participaram de um Júri Simulado. A dinâmica teve como objetivo apresentar aos estudantes o funcionamento de um Tribunal do Júri. A aula prática foi ministrada pelo titular da 1ª Vara Criminal de Macapá, juiz Diego Moura de Araújo, que também é professor dos estudantes da Unifap.

O Júri Simulado une a teoria com a prática e é um momento de desenvolver o senso crítico, expressão e raciocínio dos alunos em uma simulação de júri popular, onde os participantes interpretam o papel dos personagens envolvidos em um júri real. Nas funções de juízes, jurados, promotores, advogados, testemunhas e espectadores, os alunos têm a oportunidade de estudar e simular os processos de um julgamento por crime doloso contra a vida.

Parte da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito da Unifap, o juiz Diego Moura levou um processo fictício para a dinâmica. “Do que se estuda em sala de aula do curso de direito, o julgamento simulado é a forma prática dos acadêmicos viverem o clima que envolve uma sessão no tribunal de júri”, esclareceu o magistrado.

A acadêmica Annye Gabrielly Gonçalves destacou que a experiência foi valiosa, na medida em que o simulado possibilitou colocar à prova o aprendizado da sala de aula, e dá um gás a mais na escolha do seu curso, na visualização do seu futuro profissional, e que vai ajudar a sociedade na defesa de seus interesses.

“Mesmo não sendo um caso real, nós conseguimos sentir a mesma tensão, a mesma emoção e dificuldade de como fazer a defesa ou a acusação. É uma experiência que agrega muito nosso conhecimento”, explicou a estudante.

Texto: Hugo Reis (Ascom/Tjap)
Fotos: Sérgio Silva (Ascom/Tjap)

*Matéria originalmente publicada no site do Tjap: https://www.tjap.jus.br/portal/noticias/academicos-do-curso-de-direito-participam-de-juri-simulado-realizado-no-forum-de-macapa.html.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: