Acadêmicos de Medicina conhecem sede do Conselho Federal de Medicina

O convite para a visita na sede do CFM foi feito durante uma visita do presidente da Instituição ao Amapá, em junho.

Seis acadêmicos do segundo semestre do curso de Medicina, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), tiveram a oportunidade de conhecer a sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), localizada em Brasília (DF). O convite foi feito pelo presidente do CFM, José Hiran da Silva Gall, durante uma visita ao Amapá em junho deste ano. Ele custeou duas passagens para os alunos.

“Como eram mais alunos, eles se juntaram e fizeram um sorteio. Acabou indo todos eles (…) O presidente já convidou para ir outros anos. Achei legal a atitude do presidente e achei bacana a atitude dos alunos que estavam representando os discentes de Medicina da Unifap”, aditou o Prof. Dr. Achiles Campos, coordenador do curso de Medicina.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar o exercício da medicina no país, garantindo que os profissionais atuem de acordo com os padrões éticos e técnicos estabelecidos.

Durante a visita, os acadêmicos conheceram a estrutura e o funcionamento do CFM e participaram de um encontro com o setor jurídico da Instituição, no qual foi explicado o processo de regulamentação da medicina no Brasil.

“Esse é um marco não só para o CFM, mas também para o curso de Medicina da Unifap, porque a nossa turma foi o início de um projeto de aproximação e integração do Conselho Federal nessa formação acadêmica. Ou seja, dos futuros profissionais que um dia terão ligação e até poderão integrar essa Instituição. Ficamos muito agradecidos ao Dr José Hiran, que cuidou pessoalmente dos trâmites da nossa viagem e nos deu a oportunidade dessa experiência que foi única e muito enriquecedora pra gente”, afirmou o acadêmico Adolpho Nery.

Em seu discurso, o presidente do CFM fala sobre a alegria em receber os alunos da Unifap e afirma que eles são o futuro da medicina brasileira.

“Quando estive no estado de vocês, eu fiquei muito emocionado pela presença de vocês em quererem participar daquele evento magnífico que fizemos no Amapá. Me sinto lisonjeado em ver os futuros médicos do Brasil visitando a nossa casa”, declarou o presidente.

Texto: Renata Nunes (Estagiária Assesp/Unifap)

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: