Abertas Inscrições para o Celpe-Bras 2016.2

Estão abertas até 18 de agosto as inscrições para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

No Amapá, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) é a instituição aplicadora do exame.

Para se inscrever, o candidato deve acessar exclusivamente o linkhttp://celpebras.inep.gov.br/inscricao/, até às 23h59 do dia 18 de agosto de 2016, obedecendo ao horário oficial de Brasília.

Nesse link podem ser encontradas informações sobre a natureza do exame, bem como modelos de provas escritas e orais.

O Celpe-Bras será aplicado entre os dias 18 a 20 de outubro de 2016, sendo o período matutino do dia 18 reservado para a realização das provas escritas do exame; e no período vespertino do dia 18 e os dias 19 e 20 de abril reservados para a realização das provas da parte oral.

O valor da inscrição é de R$ 130, a ser paga na Unifap.

Podem participar do exame cidadãos estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, com no mínimo 16 anos completos na data do exame, cuja língua materna não seja o português.

A escolaridade mínima deve ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

Mais informações com o professor Olaci Carvalho, na Coordenação do Curso de Letras Português/Francês da Unifap, no campus Marco Zero do Equador (Rod.

Juscelino Kubitschek, Km 02, Jardim Marco Zero, Macapá-AP), pelo e-mail olaci@unifap.

br ou pelos telefones991250987 / 981048221/ 40095151Celpe-brasO Celpe-Bras é um exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros.

Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil.

Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e no Brasil é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.