Aberta oportunidade para acadêmicos serem bolsistas em projetos de pesquisa

Estudantes que queiram ser bolsistas de projetos de pesquisa devem procurar professores pesquisadores da Universidade Federal do Amapá (Unifap) para se inscrever no Programa de Iniciação Científica – Modalidades Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) e Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Probic/Unifap).

As inscrições começam no dia 18 de março e seguem até 4 de abril, exclusivamente no site do Departamento de Processos Seletivos e Concursos Públicos (Depsec).

O primeiro requisito para concorrer às bolsas é ser indicado por um docente efetivo da Unifap para compor a equipe do projeto de pesquisa como bolsista, já que a inscrição é realizada pelo professor, e ser selecionado pelo processo.

Além disso, o candidato não pode ter vínculo empregatício e tem que ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da Unifap, com conceito de rendimento geral (CRG) igual ou superior a 60%.

No ato da inscrição devem ser anexados o comprovante de matricula atualizado do acadêmico, Histórico Escolar e Plano de trabalho do aluno (Anexo I do edital), exclusivamente, todos, no formato PDF, limitando-se a dois megabytes.

Bolsas ̶ O edital da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propespg) oferta 44 bolsas para a modalidade Pibic/CNPq e 60 bolsas para a modalidade Probic/Unifap, com duração de 12 meses e no valor de R$ 400 mensais.

Os estudantes que tiverem suas inscrições homologadas e não forem contemplados com bolsas, poderão desenvolver seus respectivos Planos de Trabalho na condição de aluno voluntário de Iniciação Científica (Provic), desde que o professor orientador manifeste o interesse, por escrito, e sendo obrigatória a entrega dos documentos listados no edital.

Mais informações no edital, disponível no site da Unifap.