Acadêmicos, professores e coordenadores de curso recebem orientações sobre Enade 2017

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, em parceria com o Departamento de Avaliação e Informação (DEAVI), montou um plano de atuação pedagógica para preparar os alunos que irão participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2017 (Enade) nos campi Marco Zero e Oiapoque.

Os trabalhos serão desenvolvidos com estudantes, professores e coordenadores de cursos ao longo desse segundo semestre.

As ações são no sentido de orientações sobre a portaria normativa nº 8, de 26 de abril, que estabeleceu o regulamento do exame para 2017; e dar o suporte adequado aos acadêmicos dos cursos que serão submetidos à prova.

Serão promovidos encontros com palestras dinâmicas e participação de convidados especiais para manter os alunos atualizados sobre o Enade e sobre o formato e conteúdo do exame.

“O formato da prova não é o mesmo utilizado em sala de aula, por isso deve haver preparação específica de professores e alunos”, explicou o técnico administrativo responsável pelo suporte à avaliação, Roberto Miranda.

Além da formação geral, os alunos terão encontros de preparação específica, disponibilizados pelas coordenações de cada curso.

Cabe ressaltar que o Enade é componente curricular obrigatório, sendo a participação do estudante habilitado condição indispensável à expedição do diploma.

Além do Enade 2017, o concluinte terá que preencher formulário eletrônico, cujas informações influenciarão na avaliação dos cursos pelo Ministério da Educação (MEC).

Paulo Miranda lembra que a mesma metodologia aplicada neste ano foi desenvolvida em 2016 e deu suporte aos cursos da área de saúde da Universidade.

“Nós tivemos boa aceitação, tanto dos docentes que participaram das oficinas, quanto dos alunos concluintes”, afirmou.

A prova do Enade 2017 será aplicada no dia 26 de novembro.