Professor Tavares deixa reitoria da Unifap.

Após sete anos e sete meses à frente da reitoria da Universidade Federal do Amapá (Unifap), o professor José Carlos Tavares entregou o cargo de reitor da instituição na manhã desta sexta-feira.

Em seu lugar assume o professor Antônio Sérgio Monteiro Filocreão.

A cerimônia de passagem do cargo ocorreu no anfiteatro da universidade e reuniu servidores, alunos e convidados.

Apresentação do grupo infantil “sementes do amanhã” e de marabaixo ditaram o tom da despedida.

A professora Rosemary Andrade fez um breve histórico sobre os feitos de cada gestor que passou pela Unifap.

A implantação de diversos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), ampliação da estrutura física da instituição, aumento no auxilio de bolsas aos estudantes e fomento no quadro de servidores técnicos e professores foi o ponto destacado por Rosemary Andrade na gestão do professor Tavares.

O professor Antônio Filocreão agradeceu ao esforço e energia desprendida por Tavares nestes quase oito anos de gestão.

Filocreão ressaltou a busca constante junto ao Ministério da Educação por novas vagas para técnicos e professores.

“Acompanho a luta do professor Tavares desde 2006, quando o apoiei pela primeira vez.

O Tavares foi uma aposta que não me arrependo de ter feito”, sustentou o agora reitor Antônio Filocreão.

O novo reitor aproveitou a oportunidade para se comprometer em manter a estrutura universitária funcionando na mesma velocidade e dinâmica deixada pelo seu antecessor.

Em discurso emocionado, o professor Tavares agradeceu a todos os que estiveram com ele em algum momento durante os anos que passaram.

Para ele, até a oposição dentro da universidade colaborou para a sua administração.

“No ambiente acadêmico o direito do contraditório deve existir sempre.

A sensatez dos opositores foi determinante para alguns posicionamentos que aqui tive.

Com certeza eu desagradei a muitos.

Mas sempre com a intenção de acertar”, afirmou.

A entrega do cargo ocorre cinco meses antes do término de seu segundo mandato.