Editora da Unifap trabalha na indexação das revistas científicas

Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a Editora da Universidade Federal do Amapá (unifap), agora vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propespg), trabalhou na ampliação das indexações dos periódicos científicos da Instituição.

Neste momento, os seis periódicos, em diversas áreas que vão desde as humanidades até a área da saúde, têm papel fundamental na divulgação das pesquisas realizadas na universidade, e também contribuem com publicações de autores de outras instituições no campo da ciência e tecnologia.

As novas indexações obtidas são: Sumários; Diadorim; SEER; Livre; Journal for Free; Latindex; ZEB, OAIJ.

Estamos aguardando deferimento para: JCR; CABI; EBSCO e Socolar.

De acordo com a pró-reitora da Propespg, Helena Simões, ainda é aguardado a finalização do processo interno para pagamento do Digital Object Identifier, DOI, a fim de conferir a certificação digital das produções bibliográficas registradas pelos pesquisadores nas revistas, oferecendo segurança e credibilidade.

“As indexações nacionais e internacionais são importantes por ajudar a adequar as nossas revistas científicas a alguns dos critérios de avaliação mais rigorosos da CAPES, que cuida, através do Qualis, do ranking dos periódicos”, avaliou o diretor da Editora da Unifap, professor Daniel Chaves.

“Uma melhor avaliação significa, na prática, que as revistas poderão atrair mais autores, e também autores com maior titulação, o que contribuirá para nos colocar no mapa da pesquisa científica nacional e internacional”, concluiu.

Fernando Amoras, que coordenou as ações de indexação, diz que o processo de obtenção de maiores qualificações das revistas, atendendo a alguns dos critérios estabelecidos pela CAPES, está em curso com algumas ações no sentido de agregar às revistas as indexações necessárias para avançar na sua divulgação e impacto.

O resultado de tais ações, por sua vez, pode se refletir também nos cursos de pós-graduação, já que as notas que as revistas possuem são alguns dos parâmetros das medições da qualidade destes programas e da atuação dos seus discentes e docentes.

Alguns dos mais destacados periódicos da Unifap tiveram boa avaliação nas últimas reuniões de área da CAPES, com diversas avaliações no estrato B.

Exemplos são notáveis como a PRACS (B2 em Planejamento Urbano /Demografia), ou a Biota Amazônia (B3 em Ensino e também em Biodiversidade).

A perspectiva é de contínua melhora destas avaliações, agregando tais especificidades aos antigos e novos artigos publicados, com níveis de qualidade e impacto cada vez mais elevados.

“O corpo docente e discente da Unifap certamente encontrará um espaço qualificado e atento aos critérios da produção nacional e internacional nas revistas da sua instituição”, apontou Daniel Chaves.

Alguns cursos já estão com propostas encaminhadas ampliar o número de revistas no Portal de periódicos, direito e de história, por exemplo.

O Portal de Periódicos da Unifap pode ser acessado no link http://periodicos.

unifap.

br/