I Congresso de Arquitetura e Urbanismo tem início

Compartilhe:

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) e o Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap) promovem o I Congresso de Arquitetura e Urbanismo no Meio do Mundo, de 16 a 18 deste mês.

O evento reúne cerca de 500 participantes, entre pesquisadores, profissionais e acadêmicos da área.

A abertura ocorreu na manhã de ontem no Centro de Convenções do Ceap.

Até a próxima sexta-feira, estão previstas na programação palestras, mesas redondas com apresentação de trabalhos, grupos de pesquisa e conferências.

Com o tema: “Pensando as Cidades da Amazônia na Contemporaneidade”, o congresso pretende ser um espaço de debates e manifestações acadêmico-científica sobre o estudo do espaço urbano e regional, considerando a pluralidade das formas que lhes são peculiares.

O professor do Ceap, Clinger Ferreira de Oliveira, destacou a importância do tema.

“Em outros eventos sempre há destaques para o que chamamos de ‘cidades do ‘Amanhã’, mas pouco de fala sobre Amazônia”, destaca.

Para o professor, é necessário que as cidades que compõem a Amazônia legal sejam pensadas e projetadas pelo viés da sustentabilidade ambiental com uma visão futurista.

O coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da Unifap, professor Jodival Mauricio da Costa, legitimou o pensamento do professor Clinger e salientou que não deve haver um distanciamento entre cidade e florestas.

“Pensar Amazônia é necessariamente atentar-se para o conjunto: florestas e demais ambientes que a compõem”, afirmou.

O coordenador considera indissociáveis tais e elementos para que o espaço urbano possa desenvolver-se na Amazônia.

Todas as informações sobre o congresso podem ser obtidas em http://caumeiodomundo.

wix.

com/caumeiodomundo

Galeria de imagens

Compartilhe:
Fechar Menu