Projeto “Letramento Acadêmico” irá aprimorar leitura e produção textual dos estudantes

Aperfeiçoar a prática da leitura, interpretação e escrita de gêneros textuais acadêmicos dos estudantes que ingressam na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Este é o principal objetivo do Programa em Letramento Acadêmico, lançado pelo curso de Letras – Português/Inglês e Português/Francês -, Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac).

De acordo com o professor Rosivaldo Gomes, coordenador do projeto, o Letramento Acadêmico surgiu a partir de uma demanda da Reitoria que, com os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), percebeu a necessidade de desenvolver uma ação que expandisse a capacidade de leitura e produção textual dos acadêmicos da Universidade.

Parte das atividades do Letramento Acadêmico ocorrerá nas disciplinas que envolvem o ensino da Língua Portuguesa nos cursos de graduação e outra parte será na modalidade Educação a Distância, na Plataforma Moodle, com carga horária destinada à extensão.

Os cursos que não tem nenhuma disciplina de Língua Portuguesa farão o curso pela modalidade à distância.

“O projeto está funcionando inicialmente presencial, com alguns professores em sala de aula já ministrando a parte teórica de leitura e interpretação de texto, e 40% da carga horária será na plataforma Moodle.

Inicialmente, vamos trabalhar dois gêneros de texto em especial, a resenha e o resumo acadêmico, pois os ingressantes chegam com práticas de escrita ainda do ensino médio e eles precisam ser inseridos em práticas de escritas do ensino acadêmico”, explica Rosivaldo.

O coordenador ressalta que as atividades de leitura e produção textual são adequadas aos temas de cada área dos cursos de graduação da Unifap.

“(.

.

) quando nós trabalhamos a produção, leitura e escrita na Medicina, por exemplo, apresentamos artigos e resumos que são da área de saúde, assim como na História e na Geografia.

Estamos sempre primando pela necessidade de produção acadêmica que responda à necessidade da Universidade, mas que também abarque as especificidades de cada curso”, afirma.

Mais informações sobre o projeto podem ser solicitadas pelos e-mails mcfzoni@hotmail.com e rosivaldo@unifap.br.

EquipeCoordenação do Projeto Profa.

Dra.

Martha Zoni Prof.

Me.

Rosivaldo GomesProfessores formadores Josenir Sousa da Silva Fabiana Almeida Eládio Vidal Natalia Almeida Braga Ana Paula Silvagne Duarte Suzana Pinto