Edital para especialização em Meio Ambiente, Petróleo e Gás é publicado

O edital para formação de turma para o curso de especialização em Meio Ambiente, Petróleo e Gás da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foi publicado nesta semana.

São 20 vagas destinadas aos candidatos que possuem curso superior completo, sendo 15 de livre concorrência e cinco destinadas ao Sebrae/AP, parceiro conveniado com a Unifap na promoção do curso, cuja seleção obedecerá aos critérios próprios, desde que respeitadas as normas vigentes para participação em pós-graduação lato sensu.

As inscrições devem ser efetuadas de 15 a 30 de novembro de 2016, mediante o preenchimento on-line do formulário de inscrição no endereço eletrônico https://www.unifap.br/depsec e pagamento de taxa de inscrição.

A seleção dos candidatos será por meio de Processo Seletivo e irá constar de prova com 30 questões objetivas de múltipla escolha e análise curricular e documental, de caráter classificatório, segundo os critérios estabelecidos no edital.

A previsão é que o resultado final seja publicado até o dia 30 de dezembro.

Todas as informações relacionadas ao Processo Seletivo podem ser obtidas no EDITAL.

A especialização O curso de especialização em Meio Ambiente, Petróleo e Gás nasce a partir da necessidade que o Amapá tem em começar o processo de formação de massa crítica capacitada para ir ao encontro do tema.

Os avanços da pesquisa colocam a ocorrência de petróleo na costa do Amapá como uma condição próxima de confirmação e viabilidade comercial.

O exemplo negativo da exploração de recursos naturais não renováveis, como o ciclo da mineração que teve início no estado na década de 1950 e encerrou-se em 1997, foi outro fator para que se pensasse em preparar um capital crítico suficiente para analisar, definir e ser norteador de políticas públicas no momento que a atividade petrolífera se afirmar no Amapá.

O curso foi moldado a partir das características locais.