Colegiado do curso de História monta laboratório para estudo em História Militar

O colegiado do curso de História da Universidade Federal do Amapá (Unifap) tem um novo espaço para estudos: o Laboratório de História Militar (Lahim).

Com a linha de pesquisa em na temática bélica, o ambiente vai viabilizar a pesquisa e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação de história, a partir da história militar brasileira e amapaense e seu patrimônio cultural, do período da história pré-colombiana a história contemporânea.

O Lahim funciona desde setembro na sala 4 do bloco “S” no campus Marco Zero.

Segundo o idealizador do laboratório, professor Edinaldo Pinheiro Nunes Filho, o trabalho será no intuito de identificar, estudar, preservar e resgatar o patrimônio cultural material e imaterial existente no Amapá decorrentes dos diversos períodos históricos da ocupação humana.

“O Lahim busca refletir e discutir as interfaces estabelecidas entre educação, patrimônio, ambiente e identidade nas diversas temporalidades e espacialidades, em especial na Amazônia”, explica.

O acervo do laboratório está em construção, mas já conta com material bibliográfico e audiovisual sobre os maiores conflitos mundiais do século XX.

Livros, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e artigos sobre história e arqueologia militar completam o material de consulta.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h, e atende a comunidade interna e externa da Universidade.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail: lahim.

unifap@outlook.

comTexto: Divulgação