Atletas da Unifap conquistam 12 medalhas nas competições do Parapan-Americano Universitário

Doze medalhas foram conquistadas pelos atletas na Universidade Federal do Amapá (Unifap) que compõem a seleção brasileira nas competições do Parapan-Americano Universitário, que ocorre desde o dia 19 a 29 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

Em maio, os quatro paratletas já haviam conquistado também 12 medalhas nos Jogos Paralímpicos Universitários deste ano.

Siulam Freitas, acadêmico do curso de ciências sociais, obteve três medalhas de prata nas modalidades de arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco.

Olemax Duarte, estudante do curso de direito, foi prata no arremesso de peso e de dardo, e bronze no arremesso de disco.

A acadêmica do curso de geografia, Segilma Miranda, conquistou ouro no lançamento de disco, prata no lançamento de dardo e prata no arremesso de peso.

Yndi Cunha, acadêmica do curso de história conquistou três ouros nas provas de arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco.

Os atletas são acompanhados nas competições pelo técnico e docente do curso de educação física da Unifap, Dilson Rodrigues Belfort.

Cada atleta recebeu R$ 1.

300 de auxílio financeiro para eventos esportivos disponibilizados pela Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac).

FISUAMERICA Games O Parapan-Americano Universitário é um dos eventos que compõem a primeira edição do FISUAMERICA Games, o primeiro Pan-Americano voltado exclusivamente para o público universitário.

A realização é da FISU América (entidade que rege o desporto universitário nas Américas) e Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Doze países competiram nas modalidades de atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, judô, natação, natação paradesportiva, taekwondo, tênis, tênis de mesa e tênis de mesa paradesportivo.

Os alunos-atletas representarão os Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Brasil, Venezuela, Paraguai, Honduras, México e Uruguai.