Docente do Mestrado em Desenvolvimento Regional elabora texto sobre áreas costeiras do AP

Inundação da estrada de acesso à Praia do Goiabal, em Calçoene, ocorrida em janeiro, atraiu a atenção do Ministério Público para o problema.

No final de janeiro, a notícia da inundação da estrada que dá acesso à Praia do Goiabal, em Calçoene, município distante cerca de 356 km de Macapá (AP), trouxe à tona um assunto pouco conhecido por uma parcela da sociedade amapaense: as áreas costeiras. Quase um terço do território do estado possui faixas terrestres banhadas pelo mar, com um litoral que abriga mais de 140 km de praias.

A invasão e inundação pelo mar da estrada da Praia de Goiabal chamou a atenção do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), que solicitou à docente do Mestrado em Desenvolvimento Regional (MDR), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Profa. Dra. Valdenira Santos, e à geógrafa e egressa do MDR, Francinete Facundes, um texto para subsidiar o entendimento dos processos ambientais que ocorrem na região da Praia de Goiabal.

De acordo com o texto, as áreas costeiras formam estreitas faixas de terra que conectam ambientes terrestres e marinhos e tem como tônica as constantes mudanças que ocorrem em função da interação entre os processos climáticos, terrestres e oceânicos. A ação humana também pode modificar os processos, alterando também o equilíbrio dessas áreas. Elas se caracterizam, principalmente, pelas mudanças constantes em seus espaços e paisagens.

As áreas costeiras possuem uma série de sistemas e ecossistemas como, por exemplo, manguezais, praias, planícies de maré arenosas e lamosas, estuários (quando os rios desaguam no mar), costões rochosos, além de áreas recobertas por vegetação campestre de influência marinha (os pântanos).

Segundo o texto, o contexto atual de mudanças climáticas vem acelerando as modificações na paisagem e processos que ocorrem nas áreas costeiras, que passam a ter um aumento dos processos marinhos, provocadas pela elevação do nível do mar com maior rapidez. Como consequência, continua o texto, espera-se um aumento na intensidade dos processos de erosão, inundação e intrusão salina, como aconteceu na estrada de acesso à Praia do Goiabal.

O texto detalha como esse processo ocorre, trazendo fotos, mapas e imagens de satélites para ilustrar o fenômeno, que deve ser entendido a partir do seu contexto ambiental. E aponta possíveis caminhos para a reflexão do problema. Confira o texto na íntegra, disponível abaixo para download:

SOBRE A INUNDAÇÃO, EROSÃO E ENTRADA DE ÁGUAS SALINAS NA VIA DE ACESSO A PRAIA DE GOIABAL, MUNICÍPIO DE CALÇOENE.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: