Pesquisadores do campus Mazagão publicam e-book sobre Agroecologia

A obra é resultante dos estudos produzido ao longo de três anos pelo Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Federal do Amapá, campus Mazagão (NEA-UNIFAP/MZG), em parceria com a comunidade da reserva.

Estudantes e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento acabam de publicar o e-book “Ensino, pesquisa e extensão na Reserva Extrativista do Rio Cajari”.  O livro é composto por quatro capítulos que abordam diferentes temas destinados às escolas e comunidades do campo, em especial as da Reserva Extrativista atendidas no projeto de criação do núcleo, por meio de Chamada Pública do CNPq (Edital N. 21/2016).

Segundo um dos organizadores Prof. Dr. Galdino Xavier de Paula Filho, o objetivo é restituir aos moradores com os resultados dos estudos lá promovidos. “Já foram formatados vários trabalhos de conclusão de curso, resultantes das pesquisas, e apoio para dissertações e teses.  É conhecimento genuinamente local, com pessoas pertencentes a comunidade”, ressaltou.

O capítulo “Falando de flores e polinizadores na Reserva Extrativista do Rio Cajari – Amapá” expõe o desenvolvimento do projeto de extensão “Para não dizer que não falei das flores… E dos polinizadores também”, vinculado ao núcleo, além de conceitos básicos sobre reprodução de plantas com flores, polinizadores e conservação ambiental.

A obra ainda aborda conceitos e diferenças entre sementes e grãos, formas de propagação das espécies, segurança e soberania alimentar, manutenção da qualidade das sementes, desde a semeadura até o armazenamento destas, entre outros temas que são apresentados ao logo de 108 páginas.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido