Servidor da Unifap lança livro sobre a prática de catalogação para bibliotecários

Obra destaca o Padrão Internacional de Catalogação (RDA)

O servidor Raildo de Sousa Machado, bibliotecário-documentalista da Unifap, teve o livro “Catalogação: dos princípios e teorias ao RDA e IFLA LRM” publicado pela editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A obra faz uma abordagem teórica de importância prática para bibliotecários catalogadores e estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

O livro publicado em 2020 é resultado da dissertação para o mestrado do servidor, que possui importante contribuição para a ciência da informação e biblioteconomia. A obra possui conteúdos adicionados após a conclusão da dissertação. O livro pode ser acessado por meio deste link:

Sobre a obra

De autoria de Raildo Machado (UNIFAP) e Zaira Zafalon (UFSCar), publicado pela Ed. UFPB e prefaciado pelo Professor Dr. José Fernando Modesto da Silva, da Universidade de São Paulo (USP), o livro faz uma abordagem teórica de importância prática para bibliotecários catalogadores e estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Com destaque ao Resourse Description and Access (RDA), um padrão internacional de catalogação. A obra contempla ainda os teóricos e suas obras que construíram e fundamentaram a história da catalogação descritiva moderna, relacionando tais teorias ao RDA.

“A catalogação é meu tema de estudo desde a graduação na UFPA. Sobre o mesmo tema tenho alguns artigos e capítulos de livros publicados, um dos capítulos oriundo de um evento ocorrido na Biblioteca Nacional do México” reforça o servidor.

Sobre o autor

Raildo de Sousa Machado é bibliotecário-documentalista na UNIFAP há 7 anos, e foi o primeiro bibliotecário dos Campi Oiapoque e Mazagão, onde é lotado atualmente. Em 2019, concluiu o mestrado em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de São Carlos. Em 2020 foi convidado a compor a primeira formação do Grupo de Trabalho em Catalogação (GT-CAT), da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB).

Colaboração de Texto: Iago Fonseca e Fernanda Miranda- (Estagiários de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “Unifap Notícias”.

Conheça o canal oficial da UNIFAP no YouTube

Confira a edição mais recente no Spotify

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.