Sistema ajudará a mapear informações pertinentes a Educação em Saúde no Brasil

SIMAPES irá identificar demandas para cursos e permitirá melhoria da qualidade de formação de profissionais da área.

O Ministério da Saúde lançou o Sistema de Mapeamento em Educação na Saúde (SIMAPES), que vai permitir a coleta, análise e disponibilização de informações pertinentes a educação em saúde no Brasil. O sistema será interligado a cinco bancos de dados, onde será possível identificar as demandas de cada região, com o objetivo de melhorar as práticas educacionais.

“Nós criamos um sistema de mapeamento em saúde, temos um banco de Business Intelligence formado por cinco sistemas que vão estar agregados e que vão possibilitar não só o ministério da saúde, a oferta de informações ao MEC para abertura de novos cursos de saúde, mas sobretudo para que a gente possa ter inúmeras informações que vão subsidiar gestores para a adoção de boas práticas” explicou a secretária de gestão do trabalho da educação na saúde, Mayra Isabel Pinheiro.

Os bancos de dados citados serão o E-MEC (Sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no país), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) e o E-SUS Atenção Básica. Além de ajudar a identificar as demandas e necessidades de cada região, também poderá ser possível observar se o local ou o serviço de saúde possui estrutura necessária para ampliar ou criar cursos na área da saúde.

Segundo Mayra, o sistema foi inspirado no Relatório Flexner “que colocou o Canadá e Estados Unidos como referencia internacional no processo de formação dos seus profissionais”. o Relatório Flexner se trata de um estudo escrito por Abraham Flexner publicado em 1910, que promoveu uma reforma da educação médica nos Estados Unidos e Canadá levando a consolidação de um modelo muito conhecido hoje em dia, de escolas médicas integradas e universidades ligadas a hospitais-escola.

Colaboração de texto: Jeanne Maciel (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.