Terrorismo Internacional é tema do livro publicado por conselheiro da UNIFAP.

Uma das propostas é a criação de políticas criminais internacionais para atos terroristas.

Representante discente no Conselho Superior da Universidade Federal do Amapá (CONSU/UNIFAP), Pablo Lessa, publica livro intitulado ‘Terrorismo: Fraternidade e Tipificação à Luz do Direito Internacional’. O livro analisa o conceito de terrorismo e da sua relação no tempo, evolução histórica, suas formas e classificações, propondo a criação de política criminal internacional de punição, com base no tipo de arma usada.

Sobre o livro

Publicado em setembro de 2020, o livro de autoria de Pablo Lessa, publicado pela Editora Dialética,  faz análise sobre o terrorismo internacional, que a partir de pesquisa iniciada na Universidade Federal do Ceará e concluída na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, identificou a falta de protocolos de combate e controle globais para atos terroristas, que atingem a sociedade contemporânea.

De acordo com o pesquisador, os terroristas usam das leis nacionais para se beneficiar fugindo de punições, já que cada país detém de formas diferentes de abordar atos terroristas.

Outro aspecto discutido no livro é a falta de legislações que tratem o terrorismo com base na gravidade de cada ação, pois o impacto da quantidade de pessoas atingidas pode diferir dependo do tipo de ação cometida.

“Pensar o terrorismo, é pensar uma nova forma de combate. E uma nova forma de combate é construir a partir do princípio da fraternidade, que ainda não foi bem abordado pelo direito,” propõe o autor.

Pablo Lessa, autor do livro ‘Terrorismo: Fraternidade e Tipificação à Luz do Direito Internacional’. Foto: Arquivo pessoal.

Sobre o autor

Pablo Henrique Cordeiro Lessa é mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Pública pela Faculdade Cristã da Amazônia (FCA) e ex-aluno do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) -DAAD (Alemanha).  Bacharel em Comércio Exterior pela Universidade de  Fortaleza  (UNIFOR). Fellowship  no Fórum Europeu da Universidade  Hebraica de  Jerusalém  (2018-Israel), foi  Bolsista  da  Escola  de  Verão  em  Direito  da  Universidade  de Giessen (2018-Alemanha).

Atualmente é aluno do curso de graduação em medicina na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), e representante discente no Conselho Universitário (CONSU) e membro da Câmara de Legislação e Normas.

O livro está disponível nas plataformas de e-books.

Confira o link do livro no site da editora

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.