Saiba como ter acesso remoto ao Portal de Periódicos CAPES

Os trabalhos terão início no dia 25 de julho, às 17h.

A forma mais tradicional para explorar as ferramentas do Portal de Periódicos CAPES é diretamente no campus, com reconhecimento de IP. Entretanto, no período de pandemia, quando o distanciamento social se fez necessário, a procura pelo acesso remoto aumentou. Simultaneamente, cresceu também o volume de dúvidas sobre a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a CAFe permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços – entre eles, é possível acessar de forma remota o conteúdo assinado do Portal de Periódicos.

De acordo com a RNP, mais de duzentas universidades e institutos de pesquisa brasileiros compõem hoje a comunidade federada. Para saber se você pode usufruir do benefício, é necessário verificar se a sua instituição encontra-se na lista disponível no Portal de Periódicos ou entrar em contato diretamente com a área de TI ou biblioteca da sua instituição, responsável por aderir ao serviço. Confira aqui outras informações.

Como acessar o conteúdo do Portal de Periódicos pela CAFe?

Caso sua instituição participe da Comunidade Acadêmica Federada, o acesso remoto é feito na seção Acesso CAFe. O usuário deve usar a identificação pessoal concedida pela instituição para se autenticar. Utilize o caminho a seguir:

1. Acesse o Portal de Periódicos;
  2. Clique no link ACESSO CAFE disponível no topo da página;
  3. Uma lista de instituições participantes da comunidade aparecerá. Você deve selecionar sua;
  4. Ao clicar em “enviar”, você será direcionado para uma nova tela onde deverá incluir o nome de usuário e senha fornecidos pela sua instituição;
  5. Após a identificação, você será redirecionado para a página inicial do Portal de Periódicos e poderá iniciar sua pesquisa.

Para informações detalhadas do passo a passo, acesse este tutorial.

(Texto: Portal CAPES – reprodução)

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.