Núcleo de Psicologia da UNIFAP desenvolve atividades remotas

O objetivo da ação é ajudar os discentes no período de suspensão do Calendário Acadêmico na UNIFAP.

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) preocupa a humanidade, que tem buscando medidas preventivas a saúde, como isolamento social para evitar o contágio. Diante disso, o Núcleo de Psicologia do Colegiado de Medicina (CCMED), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), tem desenvolvido atividades remotas para ajudar os discentes do Colegiado.

A coordenadora do Núcleo de Psicologia (CCMED), a psicóloga Ivie Zorthea, continua com atendimento psicológico durante a suspensão das aulas na Universidade, por meio da plataforma digital, Whatsapp: “Estou disponibilizando atendimento psicológico aos alunos do colegiado e, principalmente aos alunos do internato”, explica a psicóloga. O Núcleo funciona dentro do Colegiado de Medicina da UNIFAP, e oferece serviços de acompanhamento psicoterápico para discentes, docentes e técnicos do colegiado, com atividades de plantão pedagógico e rodas dialogadas e terapêuticas.

Saúde mental

O isolamento social tem afetado o bem-estar das pessoas, que procuram alternativas de amenizar a ansiedade ao buscar soluções em atividades produtivas. A estagiária de psicologia, Kimberly Oliveira do Núcleo de Psicologia da UNIFAP, explica questões do isolamento e as atividades solutivas: “Confinamento não quer dizer isolamento e isolamento não é solidão. O confinamento pode ser usado de forma produtiva”, relata a discente.

Kimberly explica ser  comum as pessoas sentirem solidão neste período. Portanto, buscar ocupações que lhe façam bem, pode diminuir este sentimento. Além disso, de acordo com a discente, “a internet tem sido uma aliada na aproximação de amigos e parentes”.

Dicas e sugestões para viver o isolamento social:

– Conversar com familiares e amigos

– Fazer exercícios físicos

– Tarefas domésticas

– Ouvir músicas e podcasts de sua preferência

– Organizar as tarefas acadêmicas

– Criar metas tarefas diárias

Colaboração de texto: Janaina Pelaes (Estagiária de Jornalismo/ UNIFAP)

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.