Estudantes terão acesso à carteira estudantil digital gratuita

Estudantes terão acesso à carteira estudantil digital gratuita

Compartilhe:

 

O início da utilização do novo documento está previsto para dezembro

A versão digital da ID Estudantil estará disponível nos próximos três meses. O download do aplicativo, sem custo inicialmente, será por meio das plataformas Google Play e Apple Store. Com a nova identidade, os estudantes da educação básica, tecnológica e superior poderão utilizar a ID como documento oficial válido, além de terem direito a pagamento de meia-entrada em cinema, shows e eventos culturais.

A Medida Provisória (MP) que lança a ID Estudantil — a carteira digital gratuita emitida pelo Ministério da Educação— foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 9 de setembro. A emissão das carteirinhas começa em 90 dias, tendo como objetivo a redução da burocracia nos acessos aos locais, evitando também a impressão de papel, já que a ID Estudantil já está disponível para smartphone.

ID Estudantil – As carteirinhas poderão ser emitidas a partir de dezembro. Os alunos que não tiverem acesso à internet poderão fazer a emissão nas agências da Caixa Econômica Federal.

Em comunicado, o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima, a proposta do Governo traz muitos benefícios. “Serviço digital, simplificação, redução de fraudes. Continuamos com a emissão física, mas o MEC vai emitir de forma gratuita para todos os estudantes a ID digital”, explica.

O projeto pensado pelo Ministério da Educação é inédito, e busca por meio do acesso aos dados dos estudantes monitorar e aperfeiçoar políticas públicas que os contemplem. Para adquirir a ID Digital o estudante terá que concordar e ter ciência do uso de seus dados cadastrais e pessoais no banco de dados nacional dos estudantes.

Saiba mais: Portal do Ministério da Educação

Com informações: Ministério da Educação, Diário Oficial da União.

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu