Acadêmico Unifap vence Olimpíada Brasileira de Medicina Interna

O acadêmico de medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Thiago Ferreira da Conceição, de 23 anos, foi o vencedor da segunda edição da Olimpíada Brasileira de Medicina Interna, realizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A competição que tem como incentivar e valorizar de forma lúdica, o profissional que tem interesse em se capacitar na área de medicina interna, submete os participantes a uma prova objetiva de 80 questões, com 4 alternativas para cada uma.

Thiago, que é aluno sexto ano do curso, conta que não se preparou especificamente para a prova, mas para a residência médica que pretende fazer no fim deste ano.

Simulados, leitura de materiais de apoio e a experiência de ter feito as provas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no ano anterior foram partes fundamentais da intensa rotina de estudos do acadêmico.

Mesmo que o ele não esperasse, o resultado positivo veio e compensou o esforço.

“Acho que é um mérito para quem tem determinação, acima de tudo.

Acredito que não é só um incentivo pra mim, mas pra todo mundo que tem receio de conseguir algo nacional ou então em grandes instituições, só porque é do norte ou de uma universidade nova”, diz Tiago.

Para o futuro médico, a prova que inicialmente tinha como finalidade avaliação de desempenho, acabou se tornando um impulso para a carreira profissional.

“Estou bem mais confiante para as provas do fim do ano.

Acho que essa vitória não é só minha, mas da Unifap e da região norte como um todo.

O primeiro e o segundo colocados são da região norte e essa é uma vitória das instituições, pois a gente está tendo um bom desempenho, formando gente boa para o mercado de trabalho, para o Brasil e para pesquisa”, afirma.

O prêmio Os participantes receberão certificado e os vencedores, como Tiago, receberão uma viagem com despesas pagas para Brasília, onde acontecerá o IV Fórum de Clínica Médica do CFM, no dia 12 de julho deste ano.

Para vencer a prova, os competidores deveriam terminar à prova no menor tempo possível estabelecido com o maior número de acertos.

Como critério para a participação da competição, os participantes deveriam estar cursando sexto ao médico e os residentes em curso do primeiro ao terceiro ano de residência em clínica médica, no ano de 2019.