Votação escolherá nome da Rede de Bibliotecas da Unifap

Comunidade acadêmica poderá votar em um dos nomes sugeridos no período de 2 a 12 de maio.

Rede Angelim, Rede Aristé e Rede Tucuju. Estas são as três sugestões de nomes para a Rede de Bibliotecas da Universidade Federal do Amapá (Unifap) que a comunidade acadêmica poderá escolher em votação que inicia no dia 2 de maio de 2023. A escolha do nome pode ser feita até 12 de maio no link https://forms.gle/uZfpsp1jEqMXU5oj9 ou pelo QRCode disponibilizado nas artes da votação e ao final desta matéria.

ACESSE AQUI O EDITAL DE VOTAÇÃO

“A biblioteca (nos diferentes campi) é dos ambientes mais frequentados na Universidade e todas as nossas atividades são para atender as demandas da comunidade acadêmica. Demandas como empréstimos, renovação e devolução de livros, elaboração de fichas catalográficas, treinamentos e oficinas, local de estudos individual e/ou em grupo etc. Sendo assim, não faz sentido escolher um nome para a Rede de Bibliotecas sem a participação e o envolvimento da comunidade que é o seu público alvo”, afirma Raildo Machado, presidente da Comissão de Trabalho de Implantação do Sistema Integrado de Bibliotecas da Unifap.

Podem participar da votação acadêmicos de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos administrativos da Unifap. Segundo Raildo Machado, os três nomes sugeridos foram escolhidos por representarem o estado do Amapá e ter relação com as características dos objetivos e serviços de uma rede de bibliotecas.

Confira o significado dos nomes:

O resultado da votação será publicado no dia 19 de maio de 2023, no site e redes sociais oficiais da Unifap.

Rede de Bibliotecas da Unifap

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Unifap, denominado de Rede de Bibliotecas, está em processo de aprovação pelo Conselho Superior da Unifap e integrará as bibliotecas dos campi da Unifap. Serviços como aquisição de livros impressos, assinaturas de plataformas de livros digitais, programas de capacitação de usuários, entre outros, serão feitos de forma conjunta.

Raildo Machado também aponta que ações como a preparação das bibliotecas para avaliação do Ministério da Educação poderão ser feitas de forma conjunta e programada, diminuindo as falhas e aumentando as chances de maiores notas nos indicadores relativos às bibliotecas da Unifap. A Rede também possibilitará que as Bibliotecas da Universidade tenham representação na Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) e participem das discussões regionais e nacionais.

“A estrutura em rede das bibliotecas da Unifap já existe, mas sem a formalização e o detalhamento necessários para que as unidades funcionem de acordo com as melhores práticas gerenciais e administrativas. Decisiva para o desempenho das atividades em qualquer instituição que conta com mais de uma biblioteca, a criação e regulamentação de uma Rede de Bibliotecas permite que as atividades sejam padronizadas, impessoais e precisas”, observa Raildo Machado.

Votação para a escolha do nome da Rede de Bibliotecas da Unifap

De 2 a 12 de maio, por meio do link link https://forms.gle/uZfpsp1jEqMXU5oj9 ou pelo QRCode disponibilizado nas artes da votação e ao final desta matéria. Público alvo: comunidade acadêmica da Unifap.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: