Universidades Federais planejam retomada de atividades no segundo semestre

Universidades Federais planejam retomada de atividades no segundo semestre

Compartilhe:

 

As instituições elaboram planos de trabalho, mas sem datas previstas para retorno presencial.

Sem datas definidas para o retorno das atividades presenciais – administrativas e acadêmicas, as Universidades Públicas Brasileiras (Estaduais e Federais) já estão se antecipando com a formatação de planos para retomada gradual. Os planejamentos seguem as orientações dos governos locais e conjuntura da COVID-19. O Ministério da Educação (MEC) publicou orientação as IFEs por meio do Protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino’. 

A primeira fase da retomada ao ‘novo normal’ seria por meio do sistema de ensino remoto emergencial. Entre as medidas previstas pelo MEC, está a liberação de um pacote de plano de dados (internet móvel) para estudantes carentes de universidades e institutos federais, para o retorno das aulas (online) durante a pandemia da COVID-19.

Critérios para retomada

O Protocolo de Biossegurança ressalta “o cronograma de retorno das atividades da comunidade escolar deve ser orientado pelo Governo local – a questão legal de Decretos, e pelas autoridades sanitárias”, garantindo volta gradual com segurança de milhares de alunos, técnicos e professores que ocupam os diversos campi do Brasil. O consenso entre os reitores das Universidades é que esse planejamento seja feito com cautela, a partir das orientações de saúde recomendadas pelas autoridades.

Já o Ministério da Saúde publicou, no mês de junho, a Portaria nº 1.565 que estabelece orientações gerais para o retorno das atividades de forma segura e planejada em todo o país. As orientações também são voltadas à promoção da saúde física e mental da população. O objetivo é apoiar as estratégias locais para retomada segura das atividades e do convívio social, respeitando as especificidades e características de cada setor ou ramo de atividade.

O texto do documento deixa claro que caberá às autoridades e aos órgãos de saúde locais a decisão, após avaliação do cenário epidemiológico e capacidade de resposta da rede de atenção à saúde, quanto a retomadas das atividades. São medidas não farmacológicas que devem ser utilizadas de forma integrada, como distanciamento social, etiqueta respiratória e de higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfeção de ambientes e isolamento domiciliar de casos suspeitos e confirmados.

Em março, a UNIFAP publicou a Resolução n.7/2020-CONSU, ad referendum, que suspendeu o Calendário Acadêmico 2020 e atividades administrativas, por tempo indeterminado.

Planejamento na UNIFAP

Na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) elaborou a Proposição do Plano para o retorno gradual das atividades acadêmicas presenciais na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O texto foi apresentado em reuniões remotas do Conselho Universitário (CONSU). O documento ainda prevê a construção dos Planos Setoriais Específicos para retomada gradual das atividades acadêmicas presenciais, em parceria com os Campi, Departamentos e coordenações de Cursos da UNIFAP. Confira a íntegra do PLANO EM CONSTRUÇÃO.

*O retorno do Plano Setorial Específico das unidades deverá ser encaminhado para Pró-Reitoria de Ensino de Graduação até 14 de julho de 2020.

  • PROGRAD apresenta planejamento do retorno gradual das atividades acadêmicas – Saiba mais: http://abre.ai/beY4
  • PROGRAD expõe motivos para construção do plano de retorno das atividades – Saiba mais: http://abre.ai/bges

Confira a seguir as ações de outras universidades: 

UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) constituiu um grupo para estudar as experiências e os debates que têm sido realizados por outras instituições para propor medidas a serem examinadas por seu Conselho Superior sobre o futuro retorno das atividades acadêmicas, tão logo seja seguro.

UFAC

A Universidade Federal do Acre (UFAC) ainda não tem previsão de volta, mas já estão estabelecidos dois grupos de trabalho, um administrativo e outro acadêmico para discutir medidas para retorno as atividades presenciais, assim que for decretado pelo estado o fim das medidas de distanciamento. A instituição não adotou o ensino remoto emergencial, mas promoveu alguns eventos de cunho acadêmico durante a suspensão.

USP

Na Universidade de São Paulo (USP) o ensino à distância é nova realidade para professores de graduação. Os docentes contam com plataformas para organização dos cursos e produção de vídeo-aulas; frequência dos alunos foi computada no ambiente virtual. Mais de 90% das aulas teóricas dos cursos de graduação e mais de 900 disciplinas de pós-graduação estão sendo ministradas on-line. A instituição distribuiu cerca de 2 mil kits de internet para os estudantes com necessidades socioeconômicas acompanharem as aulas. 

UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estruturou um planejamento de retorno gradual das atividades divididas em curto, médio e longo prazo. Na posposta constam adaptações na infraestrutura física da instituição e estabelece rigorosos protocolos sanitários para toda comunidade acadêmica. Ainda este mês, a UFMG planeja conferências on-line para discutir  temas relacionados a atual fase de enfrentamento da pandemia e entendimentos sobre o “novo normal”. 

UFRGS 

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresentou um plano de assistência estudantil extraordinário destinado a alunos de graduação em situação de vulnerabilidade. O plano também antecipa as demais estratégias para a retomada das atividades da Graduação, que estão sendo elaboradas na Universidade visando à implantação do ensino remoto emergencial e que serão apreciadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Confira outras ações no site da ANDIFES: www.andifes.org.br


 

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu