UNIFAP tem sua melhor performance nos JUB’s

As disputas envolveram, durante 8 dias, estudantes de 400 instituições de ensino superior.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) obteve a sua melhor participação durante a 68.ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), em Brasília-DF, com seis medalhas. Além das medalhas, a instituição também conquistou 4 acessos inéditos a segunda divisão dos JUB’s nas modalidades handebol masculino e feminino; vôlei masculino e basquete feminino. A delegação que representou a Universidade foi a maior já enviada aos jogos com 110 pessoas no total. Desses são 97 atletas, dez técnicos, um fisioterapeuta e dois dirigentes.

Medalhas 🥈

Voleibol Feminino  – medalha de bronze
Futsal Feminino  – medalha de bronze

André Adam – Wrestling – medalha de ouro
Sâmila Coelho – Judô – medalha de prata
Allan Monteiro – Lançamento do Dardo – medalha de prata
Nicolas Cabral – Taekwondo – medalha de prata

A Universidade competiu nas modalidades de handebol masculino e feminino; futsal masculino e feminino; vôlei feminino e masculino; basquete feminino, tênis de mesa feminino e masculino; natação, xadrez, atletismo, taekwondo, judô e wrestling.

Sâmila Coelho (UNIFAP) – Judô – é prata

Destaques

A atleta Sâmila Coelho, prata nesta edição dos jogos no judô, é a recordista de medalhas pela UNIFAP. Ela já havia conquistado outras duas medalhas nas edições de 2016 e 2017. Sâmila e André Adam, do Wrestling, foram acompanhados dos técnicos: coronel Costa Júnior e Antônio Viana, respectivamente. Os atletas são frutos de projetos sociais conduzidos pelos seus técnicos.

Acesso à segunda divisão dos JUB’s

O chefe da Divisão de Esportes e responsável pela delegação da UNIFAP, Crescêncio Neto, explica que até 2019 os jogos universitários eram no formato de conferências regionais. Os três melhores de cada conferência iam para a fase nacional dos JUB’s. Em 2019, o handebol masculino foi o único representante da UNIFAP na fase nacional, por ficar entre os melhores do norte na fase regional.

“O formato dos jogos em 2021 mudou. Anunciaram que o campeonato iria ter três divisões. Formato esse que já ocorrera em outros tempos. Para chegar a definição de quem vai ficar em qual divisão, foram retirados os melhores de cada fase de grupo para compor a primeira divisão. Na segunda divisão ficaram as equipes que tiveram bons resultados na fase de grupo e, na terceira divisão, ficaram as equipes com o menor rendimento da fase de grupos”, esclarece.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido