PROPESPG/UNIFAP tem projetos aprovados em chamadas públicas nacionais

Ao todo, foram aprovadas cinco propostas em três chamadas públicas.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESPG), recebeu aprovação de cinco projetos nas chamadas públicas nacionais. As propostas  enviadas para a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), foram consolidadas pelo Departamento de Pesquisa (DPq).

O Departamento de Pós-Graduação(DPQ/UNIFAP), em parceria com os docentes, encaminhou os projetos para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com o MCTI.

FINEP

A Chamada Pública para Projetos Executivos da FINEP objetiva conceder recursos exclusivamente para elaboração de projetos executivos de obras com infraestrutura de pesquisa. O projeto “Centro de Engenharia & Inovação & Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEIDESA)”, aprovado na chamada pública da FINEP, com submissão da PROPESPG, e Coordenação geral da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Amanda Alves Fecury. O projeto tem a participação de grupo de docentes da UNIFAP, e o subprojeto aprovado será coordenado pelo docente de Engenharia Elétrica da UNIFAP, Prof. Dr. Alaan Ubaiara.

A proposta conta com mais de 15 docentes na equipe e tem como objetivo melhorar a infraestrutura de laboratório e de pesquisa na área da engenharia. Os trabalhos são divididos em três grandes áreas: cidades inteligentes e sustentáveis, energias renováveis e saneamento básico.

“O projeto tem como objetivo principal induzir, estruturar e dar suporte a base de desenvolvimento em pesquisa, ensino de pós-graduação de alto nível tecnológico e de inovação, junto ao Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas”, explica o docente, Prof. Alaan Ubaiara.

Planta do ambiente integrante do projeto aprovado. Imagem – REPRODUÇÃO.

PDPG – Amazônia Legal

O objetivo do Programa é o aumento da produção científica e tecnológica na Amazônia Legal, e incentivar o desenvolvimento dos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu, em áreas estratégicas da região, que envolve os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A UNIFAP submeteu três projetos e recebeu aprovação em todos. As propostas submetidos pela PROPESPG/DPq/DPG, são uma parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e Ciências da Saúde (PPGCS); Programas de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO) e Ciências Ambientas; e os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGMDR) e em Educação (PPGED).

SNCT 2020

Lançada no início de maio de 2020, a chamada visa apoiar iniciativas de popularização da ciência em todo o país durante a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre entre os dias 17 e 23 de outubro. Este ano a SNCT passou a aceitar submissões de propostas de eventos não presenciais.

A UNIFAP submeteu a proposta “SEMANA NACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIAS DO AMAPÁ 2020 – Estudos Interdisciplinares: Desafios e perspectivas para o uso da Inteligência Artificial” e recebeu aprovação do comitê avaliador. O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Cleydson Breno dos Santos e será realizado em parceria com o Departamento de Pesquisa da UNIFAP, Associação Brasileira de Química- Regional Amapá (ABQ-AP);  Associação Brasileira de Química – Regional do Piauí (ABQ-PI); Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (Rede Bionorte);  Faculdade META;  Instituto Federal do Amapá (IFAP); Serviço Social da Indústria (SESI – Amapá); Escola SESC de Ensino Médio e Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

O Evento terá o formato de Webinar e irá difundir o tema da inteligência artificial e das tecnologias expondo os desafios e perspectivas futuras, por meio de  Integração de profissionais e estudantes das ciências da natureza da capital e do interior, disseminando assim os avanços da ciência, nas áreas do ensino, pesquisa, tecnologia e inovação.

Em breve será divulgado o site do evento com a programação completa.

Confira os resultados das aprovações: FINEP, PDPG – Amazônia Legal e SNCT 2020.

Colaboração de Texto: Mayra Carvalho  (Estagiária de Jornalismo/ UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.