Unifap será local para teste coletivo de admissão de membros na Organização “Mensa Brasil”

A Mensa funciona como uma rede que reúne pessoas com diversas habilidades intelectuais. As inscrições estão abertas e a prova será realizada no dia 30 de setembro no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Com o objetivo de facilitar o acesso a potenciais membros, a Mensa Brasil, afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, uma das organizações mais prestigiadas de alto quociente de inteligência (QI) do mundo, abriu inscrições para a realização de teste coletivo de admissão para candidatos no estado do Amapá. A prova será realizada no dia 30 de setembro de 2023, de 9h às 11h, no campus Marco Zero do Equador, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá (AP). A inscrição está sendo efetuada no site mensa.org.br.

A Mensa funciona como uma rede que reúne pessoas com diversas habilidades intelectuais, permitindo a troca de experiências e perspectivas. Isso contribui para a ampliação dos horizontes intelectuais dos membros e cultiva uma comunidade que valoriza a busca pelo conhecimento.

A iniciativa do teste coletivo visa agilizar o processo de avaliação de membros e promover o crescimento intelectual na comunidade local. Podem realizar o teste pessoas de 17 a 63 anos e a taxa de inscrição está no valor de R$ 108.

Até o ano de 2022, a Mensa Brasil não possuía membros no Amapá. A primeira pessoa do estado a ser admitida como membro da organização foi uma menina de 2 anos de idade, que também se tornou a brasileira mais jovem a ser aceita na Mensa. Com a repercussão, outros candidatos do Amapá foram motivados a submeterem seus testes individuais para tentarem ingressar na instituição.

“A pessoa que conhecesse a instituição e quisesse ingressar tinha que realizar uma avaliação individual com um psicólogo apto e enviar o resultado ao site da Mensa para avaliação. Este é um processo demorado e dispendioso, uma vez que você paga pela avaliação psicológica e posteriormente pela avaliação da Mensa. Aqueles (do Amapá) que se tornaram membros se uniram à diretoria geral da Mensa Brasil para trazer o teste coletivo, mais rápido, econômico e prático ao candidato”, afirma Daniel Silveira, coordenador no estado do Amapá da Mensa Brasil.

De acordo com o coordenador, os testes, que possuem uma hora de duração, não exigem estudo prévio e são cultural e religiosamente neutros. O resultado permanece confidencial, acessível apenas ao candidato através do site da Mensa.

“A Mensa é o ambiente perfeito para quem adora desafios intelectuais e busca um cenário estimulante para aprender e se conectar com pessoas semelhantes na sua cidade e em todo o mundo” declara o coordenador Daniel Silveira.

Teste coletivo de admissão como membro da Organização Mensa Brasil

Inscrições no site mensa.org.br. Prova dia 30 de setembro de 2023, de 9 h às 11h, no campus universitário Marco Zero do Equador (Rod. Josmar Chaves Pinto, km 02, bairro Universidade, Macapá – AP). Público alvo: pessoas de 17 a 63 anos. Taxa de inscrição: R$ 108.

*Texto: Renata Nunes (Estagiária Assesp/Unifap)

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: